Mundo

Israel permite ajuda humanitária ‘com ressalvas’ na Faixa de Gaza; entenda

Alan Santos/PR
Atendendo a pedido do presidente americano, Joe Biden, governo israelense autoriza ajuda humanitária pelo Egito  |   Bnews - Divulgação Alan Santos/PR

Publicado em 18/10/2023, às 17h44   Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O governo de Israel autorizou a chegada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (18), o gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, afirmou que permitirá ao Egito a entrega de alimentos, água e medicamentos na região, desde que os fornecimentos não cheguem ao Hamas. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O comunicado israelense não menciona, contudo, o envio de combustível, item indispensável para o funcionamento dos geradores que suprem a falta de energia em Gaza, inclusive em hospitais. Além disso, o país afirma que não permitirá entregas a partir do seu território. 

A decisão foi aprovada após um pedido formal do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que desembarcou no país nesta quarta, se reunindo com a liderança israelense para discutir o conflito no Oriente Médio

Na passagem pela cidade de Rafah, único caminho entre a Faixa de Gaza e o Egito, caminhões cheios de mantimentos aguardam há dias para transitar, e de acordo com o governo egípcio, além da capacidade limitada de armazenamento, a instalação tem sido alvo de ataques aéreos israelenses. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp