Mundo

Putin testa novo bombardeiro para ataques nucleares

Reprodução Record Tv
Nesta quarta (12), foi realizado em Kazan o primeiro voo do Tupolev Tu-160M2  |   Bnews - Divulgação Reprodução Record Tv

Publicado em 13/01/2022, às 16h35   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Enquanto incentiva no Ocidente de que o impasse na Ucrânia possa se tornar uma guerra de fato com a Otan, a Rússia de Vladimir Putin vai alinhando seu arsenal.

Nesta quarta (12), foi realizado em Kazan o primeiro voo do Tupolev Tu-160M2, um bombardeiro estratégico para emprego em ataques convencionais e nucleares.

Leia mais: 

Não é um projeto novo o Blackjack, como é conhecido no Ocidente,  e entre russos como Cisne Branco, o Tu-160 voou pela primeira vez em 1981 e estreou em operação seis anos depois, no ocaso da União Soviética.

É a maior e mais pesada aeronave supersônica de combate em ação no mundo. Atuou em ataques nos mares Báltico, Negro ou Pacífico, e visto algumas vezes visitando bases aéreas na Venezuela.

Foram feitos 27 aviões, dos quais 16 seguem voando. Desses, 7 são uma versão modernizada, a Tu-160M, com novos motores e aviônica digital. Mas o teste desta quarta é totalmente diferente.

Leia também: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp