Mundo

Vídeo: Orca-avó arranca costela de tubarão-branco durante briga

Reprodução/NatGeo
Ataque de orca contra o tubarão-branco foi registrada na África do Sul  |   Bnews - Divulgação Reprodução/NatGeo

Publicado em 07/03/2024, às 22h31   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Imagens impressionantes feitas pela National Geographic mostram uma baleia orca de 60 anos atacando um tubarão-branco, que teve as costelas quebradas, na África do Sul.

No registro, o tubarão parece ter sido pego de surpresa pela orca, apelidada de Sofia. A baleia desferiu diversos golpes, capazes de quebrar os ossos do outro predador. Na sequência, ela arrasta o tubarão até o fundo do mar e leva o fígado dele para a família.

“Sofia pode ser uma avó, mas a idade dela não é obstáculo quando se trata de prover para sua família. Ela é uma caçadora experiente que não vai parar diante de nada para alimentar aqueles que dependem dela”, disse a NatGeo.

Atrás apenas dos seres humanos, as orcas fêmeas fêmeas têm a mais longa expectativa de vida após o fim do período pós-reprodutivo entre os animais. Segundo especialistas, uma das explicações para isso é a sobrevivência dos filhotes da família. 

A sobrevivência das orcas-avós se torna ainda mais bem-sucedida quando elas não estão mais reproduzindo. Uma das hipóteses que explica esse resultado é a restrição dos padrões de movimento e atividade das fêmeas quando estão cuidando de seus próprios filhotes. Além disso, quando elas têm seus próprios filhotes, precisam de mais alimento para produzir leite e, por isso, são menos propensas a dividir comida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp