Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Piriguete no Tivoli

Piriguete no Tivoli - Pixabay
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Piriguete no Tivoli - Pixabay

Publicado em 16/12/2021, às 06h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Piriguete no Tivoli
Na semana retrasada aconteceu o tradicional Salão Imobiliário da Ademi. Muitos políticos, empresários, curiosos, e uma piriguete roubou a cena no evento. O salto 15 e o biquíni minúsculo causaram alvoroço na piscina e muitos marmanjos de plantão deram aquela olhada. Algumas esposas mais nervosas retiraram-se do Deck, dando aquele sermão nos mais ousados. O protagonista e famoso político baiano arriscou até um bilhetinho através do garçom, mas logo foi descoberto do dirigente do mercado imobiliário.

Mister M das Placas
Respeitável público….Há um certo rapaz malhado em Salvador e sua parceira, assistente de palco, que fazem mágica. Mesmo não existindo mais placas de veículo cinza, em um passe de mágica eles fazem aparecer. Isso PODE?

Casamento e os desconvidados

O casamento de um importante nome da prefeitura de Salvador deu o que falar. Isso por que o rapaz mandou convites para 400 pessoas e depois precisou desconvidar os vereadores. O único que ficou na lista como sempre foi "líder" de todos da casa do povo. O que se viu foi um total constrangimento dos convidados que foram "barrados no baile".


DepuLtado Lá e Low
Tem um certo depuLtado Lá e Lô que anda de vendo zonzo com uma pulada de cerca fora do quintal. A moçoila quer que ele assuma relacionamento, mas o mesmo é casado e te alguns filhos com a esposa , levando uma vida exemplar.

A moça já ameaça ir para a porta da Assembleia fazer um barraco daqueles. Até o Corpo de Bombeiros já foi chamado pelo parlamentar, com medo que sua casa pegue fogo. Uma hora a casa cai, ou pega fogo.

Vitória das Gays
O Plano de Cultura deu o que falar na Câmara Municipal de Salvador. O projeto exauriu o debate e causou rebuliços entre diferentes bancadas. De um lado, os evangélicos não aceitavam que o plano incluísse a cultura LGBTQIAP+, do outro, a oposição usava o argumento de preconceito e homofobia.
Entre choro, discussão, brigas, manifestações e muita discussão e tretas, as gays venceram e o plano de cultura soteropolitana vai ter os LGBts sim, senhor.

Pela desordem

Divulgação

E por falar em gays e evangélicos, a vereadora Maria Mariguella protagonizou outra treta boa na Casa Legislativa. Ao falar da construção de um coletivo LGBTQIAP+, realizado por uma igreja batista cristã, a edil causou revolta no vereador Anderson Ninho.

A briga foi boa, e teve participação do vereador Alexandre Aleluia, que precisou ter os microfones cortados. Foi um tal de "pela ordem" para todos os lados, mas o que menos existia, naquele momento, no plenário da CMS, era ordem.

Duda Sanches, que estava presidindo a sessão, tratou de pedir verificação de quórum e arranjou um jeito de acabar a baixaria.

Eu acho que vi um gatinho...
Paulo Magalhães Jr.


Mas, nem só de tretas vive a Casa Legislativa. Essa semana, uma resenha inusitada arrancou boas risadas dos edis. Isso porque o vereador Paulo Magalhães Jr, postou em suas redes sociais a história do falecimento do gato que carregava seu nome. A morte do pet, gerou rumores falsos sobre um suposto óbito do parlamentar. Após o esclarecimento sobre o verdadeiro falecido, sobraram motivos para resenha.

Entrou água
Entrou água


A vereadora Marta Rodrigues convocou um protesto na Praça Municipal essa semana, mas esqueceu de combinar com São Pedro. A chuva caiu e todos tiveram que arranjar um cantinho para se abrigar. Quem passou por ali não perdeu a piada, “entrou água”.

Por falar em Praça Municipal, um certo edil evangélico e defensor da moral e bons costumes saiu desfilando na rua com o “cofrinho” aparecendo. A NSP flagrou tudo.

Só faltou pedir voto
Os deputados de oposição não perdem uma oportunidade de antecipar 2022. Durante a premiação do destaque parlamentar esta semana na AL-BA, Sandro Régis e Alan Sanches usaram o momento da honraria pra conclamar por “mudança” na Bahia. Só faltaram falar o nome do candidato e o número da legenda, que ainda nem existe oficialmente. Alex da Piatã saiu em defesa do governo e argumentou que essa coisa de mudança nem sempre dá certo. “A última mudança que eu vi foi o fruto que estamos colhendo no Brasil...nem toda mudança é salutar”. Quem era de oposição bateu no discurso de mudança, a galera da situação, falou sobre os tempos sombrios, oriundos do governo Bolsonaro.
Numa velada campanha antecipada, cada um puxando a sardinha para seu lado, todos têm um só objetivo, a reeleição, é claro.

Bateu saudade

ACM Neto na entrega da USF Gal Costa

Quem parece que também está ávido pela campanha, e já antecipa, de forma sútil, o pedido do voto, é o ex-prefeito ACM Neto. O pré-candidato ao governo do Estado, aproveitou a inauguração da USF Gal Costa para matar a saudade dos palanques de entregas de obras da gestão municipal. Em 20 minutos de discurso, Neto relembrou feitos da época que geriu a capital baiana e destacou que a Bahia pode mais.

Pressão subiu
Por pouco a turma da Assembleia não ligou para uma equipe do Samu socorrer Sandro Régis, líder da oposição, na sessão da última terça. O homem pegou ar com as provocações que o deputado Jacó fez sobre a investigação da Polícia Federal na Saúde de Salvador e sobre parlamentares cujos mandatos ele afirma terem sido conquistados graças ao poderio de seus familiares.

A chave virou
Só cresce o bonde de deputados governistas que estão em franca transição para a ala de oposição. A fila puxada pelo deputado Robinho agora tem Mirela, Dal, Samuel Jr e outros, ainda inomináveis, no rastro da minoria. A virada de lado pode criar um cenário mais animador para 2022, quando o bloco pode chegar a 21 integrantes [1/3 da Casa], número regimental para requerer a instalação de CPI, por exemplo.

Subiu no telhado
Por falar em CPI, aquela que pretende investigar a Coelba, pelo jeito, subiu no telhado. Depois de muitas idas e vindas, os líderes de governo e oposição parecem ter se entendido sobre a instalação, mas ela só deve ocorrer em fevereiro de 2022. Até lá, na avaliação da maioria dos deputados, o assunto já esfriou. Pra piorar, a atenção dos parlamentares no próximo ano estará focada na eleição.

Desvacinados
Uma audiência pública organizada pela deputada Talita Oliveira causou um fuzuê na AL-BA esta semana. O grupo que se juntou a ela é contra a obrigatoriedade do passaporte sanitário da vacinação contra a Covid-19. À tarde veio a reação: o presidente da Casa, Adolfo Menezes, reforçou que pretende sim limitar o acesso às dependências do Legislativo somente para pessoas vacinadas.

Tratou como desconhecido

Alex Santana e Samuel
De saída do PDT, a dupla café com leite – Alex Santana e Samuel – emudeceu diante da ofensiva policial contra Ciro Gomes – expoente nacional da legenda. Nem uma linha sequer de solidariedade ao, ainda, correligionário.

Rinha de médico-político
Os ex-chefes da Saúde estadual e federal, Fábio Vilas-Boas e Luiz Henrique Mandetta (DEM), trocaram farpas na imprensa nos últimos dias. A “rinha” dos médico-políticos começou com o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) criticando a gestão da Saúde no Estado, comandada anos a fio por Vilas-Boas. Mandetta disse que há um “um enorme vazio” na saúde baiana, com as pessoas precisando se deslocar muito para receber atendimento. O ex-secretário de Rui, que já não gosta, respondeu dizendo que a fala de Mandetta revela “total desconhecimento”, e alfinetou: “tão preocupante quanto o grau de desinformação do ex-ministro de Bolsonaro, é saber que ele é um dos responsáveis pela construção do projeto de Saúde do ex-prefeito e pré-candidato ACM Neto”.

Se a moda pega…

Se a moda pega
A cidade de Borba, no Amazonas, trouxe nessa semana o exemplo de uma maneira diferente de resolver desavenças políticas…O prefeito Simão Peixoto (PP) e seu desafeto, o ex-vereador Erineu Alves, decidiram “se entender” em uma luta de MMA.

Se a moda pega... Parte 2
Quem também quase vai as vias de fato foram dois correligionários da Bahia. O novato na Câmara deputado Abílio Santana X o veterano Zé Carlos Araújo. De pavio curto, o Leão da Bahia só não estendeu a briga por causa do Estatuto do Idoso. Araújo, por sua vez, mais calmo, tentou se reaproximar do parlamentar, mas não teve êxito. Detalhe, ambos são do PL. Um é presidente municipal do partido, o outro presidente estadual.

Mudou de profissão?
Tem deputado que mudou até de “função” para defender um prefeito do interior da Bahia. O parlamentar, que é médico, virou advogado da primeira dama. Isso tudo por causa de uma polêmica festa que teria sido, acusa a oposição, com dinheiro público. Em ano de véspera de eleição vale tudo, até trocar o diploma. Estamos de olho!

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp