BNews Nordeste

Depois da pandemia, surto de dengue hemorrágica preocupa o Piauí

Agência Brasil
Até o momento, mais de 1.700 casos da doença foram notificados. Um número maior do que os 1400 registrados em todo ano passado  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 19/04/2022, às 12h37   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Uma adolescente morreu vítima de dengue hemorrágica, em Parnaíba que fica a 268 km de Teresina. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19), pela Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi). Esse é o segundo caso de morte por dengue hemorrágica e o quarto da doença no estado.

De acordo com o G1, a adolescente, que teve a identidade preservada, estava internada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). O caso segue sob investigação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). No Piauí, os casos de dengue aumentaram cerca de 489% em relação ao mesmo período de 2021. Até o momento, mais de 1.700 casos da doença foram notificados. Um número maior do que o registrado durante todo o ano passado, cerca de 1400.

Leia mais:

Mulher invade pronto-socorro com moto ao se queixar de demora no atendimento da amiga; assista

Jovem é preso após suspeitas de agredir e obrigar namorada a manter relações sexuais

Prédio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar pega fogo em Fortaleza; veja vídeo

A comunidade médica alerta para a transmissão da dengue que acontece pela picada do mosquito Aedes Aegyptios e diz que os sintomas da doença que pode se manifestar de forma leve, moderada ou grave. Inclusive, podem ser similares aos de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a Febre Amarela, o Chikungunya e a Zika. Por isso, o diagnóstico precisa ser realizado pelo médico por meio de exame de sangue.

Entre os sintomas divulgados pelo Ministério da Saúde, estão: dores nas articulações, dor de cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC até os estágios mais graves como problemas neurológicos e hemorragias.

A prevenção se dá evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti com cuidados de higiene e evitando o acúmulo de água.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp