BNews Nordeste

Médico que morreu a caminho da lua de mel pesquisava sobre depressão; saiba mais

Reprodução
Familiares seguem aguardando o traslado do corpo do profissional de Doha, no Catar, para o Brasil e ainda não divulgou informações sobre o velório  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 26/04/2022, às 08h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O médico Glauto Tuquarre Melo, 49 anos, que morreu no voo de ida para a lua de mel nas Maldivas, na madrugada desta segunda-feira (25), cursava o primeiro ano de doutorado na Universidade Federal do Piauí , mesma instituição em que se formou em 1996, e era pesquisador sobre a depressão em pacientes com câncer. Os familiares seguem aguardando o traslado do corpo do profissional de saúde de Doha, no Catar, para o Brasil e ainda não divulgou informações sobre o velório.

Tuquarre que nasceu em Manaus, no Amazonas, pesquisava o impacto da depressão no reaparecimento do câncer de mama. Ele morava há cerca de 20 anos em Teresina onde se formou em medicina e se especializou em oncologia, com mestrado sobre câncer colorretal.

Leia mais:

Acusado de dopar a filha para abusar sexualmente é preso em Aracaju

Homem é preso com 28 adornos de túmulos na Paraíba

Pesquisadores desenvolvem método que usa inteligência artificial para prever surtos de dengue

Na carreira profissional, trabalhou em diversos hospitais, entre eles, em Caxias (MA), onde é concursado, em Teresina e em Parnaíba. No currículo, foi professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e atualmente fazia plantão em hospitais públicos. Além de fazer parte, como sócio, em uma clínica oncológica na capital piauiense.

"Ele era uma pessoa muito humana. Extremamente empolgado, tinha a preocupação de nossas pesquisas terem aplicabilidade no paciente. Ele queria que os pacientes, principalmente de pouco poder aquisitivo, tivessem acesso às drogas do tratamento; se preocupava se o paciente tinha dinheiro para se deslocar; conseguia doação de medicamentos para eles. Ele amava o que fazia", disse a nutricionista, Irislene Costa, que fazia parte do mesmo grupo de pesquisa do médico.

Segundo a família, o profissional "nunca acreditou que o diagnóstico de câncer era uma sentença de morte. Preferia acreditar na esperança e na ciência. Pesquisava sobre tratamentos menos invasivos e melhores condições"

Além da esposa, Lícia Dutra Tuquarre, que o acompanhava durante o voo para Maldivas, o médico Glauto Tuquarre Melo, deixa uma filha de 11 anos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp