BNews Nordeste

Novo governador de Alagoas anuncia 'primeiro escalão ocupado, em sua maioria, por mulheres'

Igor Pereira/Ascom ALE
Paulo Dantas (MDB) foi eleito governador de Alagoas neste domingo (15)  |   Bnews - Divulgação Igor Pereira/Ascom ALE

Publicado em 15/05/2022, às 19h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Eleito novo governador de Alagoas neste domingo (15), através de uma eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa (ALE), Paulo Dantas (MDB) tomou posse no cargo, em um ato comandado pelo presidente da Mesa Diretora, o deputado Marcelo Victor (MDB). O cargo de vice-governador é de José Wanderley Neto.

Em seu discurso de posse, o novo governador lembrou sua trajetória, fez agradecimentos e anunciou o primeiro ato de governo: nomear mulheres para a maioria dos cargos de primeiro escalão.

"A melhor forma de reconhecer de verdade o valor das mulheres alagoanas é trabalhar para mudar essa estrutura machista secular que existe em nosso estado. Por isso, eu vou anunciar aqui o primeiro ato de meu governo: pela primeira vez na história de Alagoas e na história do Brasil, o primeiro escalão do governo será ocupado, em sua maioria, por mulheres", afirmou Dantas que não anunciou nenhum nome.

Matérias relacionadas:

Para o novo governador, a participação majoritária das mulheres em postos com poder de decisão sobre as políticas públicas é um "passo decisivo para avançarmos na efetivação da equidade de gênero. Porque, para mim, lugar de mulher é na liderança, lugar de mulher é na política, lugar de mulher é onde ela quiser".

De acordo com informações do g1, a chapa vencedora teve 21 votos e foi eleita por maioria absoluta, em primeira votação, com mais da metade dos votos dos membros do Legislativo Estadual (27 parlamentares), embora apenas 25 tenham comparecido à sessão extraordinária.

Natural de Maceió, o novo governador de Alagoas é produtor rural com formação em administração de empresas pelo Centro Universitário Cesmac e exercia mandato como deputado estadual desde 2019.

Eleição indireta

A eleição indireta em Alagoas é para ocupar o cargo de governador já que Renan Filho (MDB) renunciou o cargo para concorrer às eleições deste ano. O cargo de vice-governador já estava vago desde que Luciano Barbosa (MDB) assumiu a prefeitura de Arapiraca em 2020.

A eleição para governador-tampão estava marcada para o dia 2 de maio, mas foi suspensa pelo ministro Luiz Fux, até que Mendes se manifestasse, já que ele é o relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 969, que questiona a eleição indireta. No dia 1 de maio, Gilmar Mendes suspendeu as eleições por 48 horas.

A discussão sobre a eleição indireta foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF) depois que o partido PSB questionou o edital publicado pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL). O partido argumentou que o formato da eleição indireta, por maioria simples, e não absoluta, sem previsão de segundo turno, viola o princípio majoritário.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp