BNews Nordeste

Ondas de violência no RN chegam ao oitavo dia e mais de 140 suspeitos presos

Reprodução/Redes Sociais
Estado contabilizou ao menos 284 ataques criminosos durante ondas de violência  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 21/03/2023, às 09h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Rio Grande do Norte viveu entre a noite desta segunda-feira (20) e a madrugada de terça (21) o oitavo dia de ondas violentas no estado. Pelo menos 56 cidades já registraram ocorrências de ataques contra prédios públicos, comércios e veículos.

Durante a madrugada, homens dispararam tiros contra um fórum, atearam fogo em uma garagem municipal e tentaram incendiar a sede de um sindicato rural em cidades do interior do estado. Já em Natal, capital do estado, um homem tentou colocar fogo em uma garagem do setor de transportes da Polícia Civil e também em um barco na Praia da Redinha, mas nas duas situações o fogo não se alastrou. As informações são do G1.

Houve também tentativas na manhã desta terça-feira (21), quando um artefato explosivo foi encontrado na Vila de Ponta Negra, na Zona Sul da capital. O Bope foi acionado e explodiu o artefato por volta das 8h20.

Em Angicos, a 170 km de Natal, criminosos atiraram contra o fórum da Justiça. Na garagem da prefeitura de Senador Georgino Avelino, homens jogaram coquetel molotov contra um veículo estacionado no local

Panorama

Até o último domingo (19), o estado contabilizou ao menos 284 ações criminosos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 142 pessoas suspeitas de envolvimento nos crimes foram presas, 41 armas e 139 artefatos explosivos foram apreendidos. Os ataques tiveram início na última terça-feira (14).

O governo do Rio Grande do Norte criou um comitê para identificar e prestar apoio às vítimas dos atos criminosos. O decreto assinado pela governadora, Fátima Bezerra (PT), foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial do Estado.

O grupo também deverá identificar os prejuízos à população e ao patrimônio público e privado, elaborar um diagnóstico acerca dos prejuízos causados e articular com secretarias e órgãos públicos, "medidas de apoio para mitigação dos danos sofridos".

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta segunda-feira (20), o envio de mais R$100 milhões para reforçar a segurança no Rio Grande do Norte. Os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão destinados ao complexo da Polícia Civil, ao regimento de cavalaria da Polícia Militar e à polícia científica do estado.

“Estamos assumindo os custos de obras [previstas] para a polícia científica. Essas despesas serão assumidas pelo governo federal. Dessa forma, vamos liberar o governo estadual para fazer investimentos em viaturas e armas”, pontuou Dino em entrevista coletiva ao lado da governadora Fátima Bezerra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp