BNews Nordeste

STF marca audiência de conciliação sobre disputa territorial de Fernando de Noronha

Reprodução
A audiência será realizada por meio de vídeoconferência nesta quarta-feira (25)  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 24/05/2022, às 07h25 - Atualizado às 07h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A disputa pela posse do Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, será discutida em audiência de conciliação entre o Governo Federal e o Governo Estadual, nesta quarta-feira (25), às 15h, no Supremo Tribunal Federal (STF). O relator é o ministro Ricardo Lewandowski.

A tentativa de conciliação será por videoconferência e contará com a presença de representantes de ambos os governos. Lewandowski solicitou que os indicados pela União e pelo Estado de Pernambucano tenham poder de decisão.

Leia mais:

Diversas espécies de animais silvestres são soltas na Caatinga

Madrasta confessa que atirou criança do 4º andar

Alagoas terá 30 dias de festa no São João; confira atrações

A ação foi impetrada pela Advocacia Geral da União (AGU) com a alegação de que Pernambuco estaria concedendo autorizações indevidas para construções na faixa de praia. Além disso, acusa o estado de permitir o crescimento irregular da rede hoteleira ao conceder permissões de funcionamento sem autorização da Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

A AGU alega ainda que o Governo Estadual não cumpre a obrigação de prestação anual de contas das atividades desenvolvidas no arquipélago, nem faz os pagamentos mensais à União.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), confia numa decisão favorável para o estado na ação que tramita no STF, segundo declarou durante visita à Fernando de Noronha em abril desse ano.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp