BNews Nordeste

STM revoga prisão de Major do Exército preso por postagens políticas pró-Bolsonaro nas redes sociais

Reprodução/Redes Sociais
Major teve prisão revogada após pedido enviado ao Supremo Tribunal Militar (STM)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 02/06/2022, às 09h51   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Major do Exército João da Costa Araújo Alves, 41, preso desde o último dia 5 por desobediência, após manifestações feitas em defesa da reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano, teve a prisão revogada pelo Supremo Tribunal Militar (STM). A decisão foi tomada na última terça-feira (31), após pedido da defesa.

A defesa do Major afirmou que a prisão foi desnecessária e que ocorreu por meio de manifestações políticas que podem ser respeitadas pelo Exército. O Major foi preso por ordem da Justiça Militar do Ceará e estava custodiado no 25º Batalhão de Caçadores, em Teresina.

O militar que foi solto se declara pré-candidato a deputado federal e faz postagens nas redes sociais em defesa de Bolsonaro, o que é enquadrado como transgressão disciplinar pelo Exército. O Regulamento Disciplinar, aprovado no decreto constitucional nº 4.346, de 26 de agosto de 2002, é válido para militares que estão na ativa.

Leia Mais:

Caso Miguel: Indignada com sentença, mãe do menino fala em ‘prisão perpétua’ para Sari Corte Real

Criminosos atiram contra casa do comandante da Guarda Civil de Teresina

Eleições 2022: Em meio a pré-candidaturas indefinidas, confira os postulantes ao governo do Ceará

“São transgressões disciplinares as ações especificadas: 57. Manifestar-se, publicamente, o militar da ativa, sem que esteja autorizado, a respeito de assuntos de natureza político-partidária; 58. Tomar parte, fardado, em manifestações de natureza político-partidária”, descreve parte do Regulamento.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp