BNews Nordeste

Veja quais estados do Nordeste já decretaram fim da obrigatoriedade do uso de máscaras

Tomaz Silva/Agência Brasil
Uso de máscara facial passa a ser discutido entre estados e municípios do nordeste  |   Bnews - Divulgação Tomaz Silva/Agência Brasil

Publicado em 15/03/2022, às 11h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O uso da máscara, adotado no combate à covid-19, já foi flexibilizado em alguns estados do Nordeste do Brasil. Em alguns estados, foi suspensa a obrigatoriedade do uso do equipamento em locais abertos. Em outros, os governadores ainda discutem a medida. Confira abaixo como está a situação nos nove entes federativos.

Alagoas
O governador Renan Filho divulgou, oficialmente, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras para os alagoanos em locais abertos a partir desta terça-feira (15). O gestor declarou ainda que, para tomar a decisão, levou em conta que o estado tem uma das três menores taxas de mortalidade do país.

Bahia
Na Bahia, a utilização das máscaras faciais ainda é obrigatória em locais abertos e fechados. Contudo, a secretária de Saúde do estado da Bahia, Adélia Pinheiro, já afirmou que o cenário pode mudar caso o Estado continue em queda os números sobre a Covid-19. Mesmo com a norma sendo afrouxada, o uso de máscara deve permanecer obrigatório em lugares fechados.

Ceará
O Ceará deve definir se flexibiliza ou não a obrigatoriedade do uso de máscara nesta sexta-feira (18), durante a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, segundo anunciou o governador Camilo Santana. O decreto com as medidas de enfrentamento à Covid-19, no Ceará, segue sem alterações, pelo menos, até o domingo (20).

Leia Mais:

Sergipe registra queda em número de pacientes internados em leitos de UTI-Covid
Fiocruz considera prematura retirada de máscaras e passaporte
Mata de São João e Porto Seguro se antecipam e liberam uso de máscaras em ambientes abertos

Maranhão
Em novembro de 2021, o Maranhão tornou opcional o uso de máscaras em locais abertos e facultativo em locais fechados de municípios com mais de 70% da população com ao menos duas doses da vacina. No entanto, o governo maranhense recuou após o número de casos da doença voltar a aumentar no início deste ano, e retomou o uso obrigatório de máscaras nos ambientes fechados de todo o território maranhense. 

Paraíba
Nesta segunda-feira (14), o governador João Azevêdo disse que a decisão de tornar as máscaras facultativas acontecerá após análise de dados. "Eu espero que os números permitam que a gente vá nessa direção, mas quem dirá isso não é a vontade individual do gestor, é a condição sanitária, é condição dos dados que serão postos e encontrados daqui a 30 dias. E, aí sim, a gente vai tomar a decisão que eu espero que seja a mais correta", disse o governador durante a assinatura de convênios para construção de creches, em João Pessoa.

Após o município de Campina Grande decretar a liberação do uso das máscaras faciais em locais abertos na cidade, o desembargador José Ricardo Porto. do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), determinou que a cidade volte atrás e mantenha a obrigatoriedade do uso de máscaras. A determinação, de acordo com o documento, deverá ser posta em prática em até 24h. A decisão atende a um pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Uma das alegações é de que o "município só poderá fazer ajustes na norma estadual, se for mais restritivo e nunca o contrário".

Pernambuco
O Governo de Pernambuco decidiu que a reavaliação sobre a retirada ou não das máscaras durante a pandemia de Covid-19 só acontece a partir do fim de março. A informação é do secretário estadual de Saúde, André Longo, e foi divulgada em coletiva de imprensa nesta terça-feira (15), no Recife, em que foram anunciadas flexibilizações das medidas restritivas. Para o gestor, a discussão ainda é precoce, já que Pernambuco passa por um período de natural sazonalidade das doenças respiratórias em geral.

Piauí
Ainda não houve uma decisão do Governo do Piauí sobre a flexibilização no uso das máscaras. No entanto, na capital Teresina, desde segunda-feira (14) o uso de máscaras em espaços abertos não é mais obrigatório. A liberação compreende espaços públicos ao ar livre, incluindo espaços recreativos e locais dedicados à prática de esportes.

A obrigatoriedade das máscaras continua em espaços que geram aglomerações, como shows, espetáculos e arquibancadas, além dos demais espaços fechados. As máscaras permanecem nos veículos de transporte de passageiros, como ônibus, vans e automóveis.

Rio Grande do Norte
Nesta terça-feira (15), foi publicado o decreto que tornou opcional o uso de máscaras em locais aberto. O documento, porém, ressalta que segue a obrigatoriedade do equipamento em locais fechados, como transportes públicos. A medida vale até o dia 31 de março.

Sergipe
Em Sergipe, apesar de ainda ser obrigatório o uso de máscara, o governador Belivaldo Chagas usou suas redes sociais para informar que vai enviar um projeto para Assembleia Legislativa que afrouxe a norma. De acordo com ele, as novas regras irão ser discutidas pelo Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp