Polícia

Cliente da Zara acusa segurança de racismo após ser abordado em shopping de Salvador; veja vídeo

Montagem BNews
Um episódio envolvendo uma delegada negra na Zara em Fortaleza revelou um 'protocolo de abordagem'  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews

Publicado em 29/12/2021, às 14h02 - Atualizado às 14h25   Redação BNews


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Uma unidade da Zara foi palco de mais um caso que envolve abordagem de segurança a clientes negros. Desta vez, o episódio aconteceu na terça-feira (28), no Shopping da Bahia, em Salvador.

Imagens gravadas por pessoas que estavam dentro da rede de lojas de roupas e acessórios, mostram um homem sendo abordado por um segurança do centro de compras. É possível ouvir que o cliente reage a aproximação do profissional.

Alterado, o homem diz se sentir envergonhado por um homem negro, assim como ele, estar envolvido em uma abordagem que suspostamente leva em consideração apenas a cor da pele. 

“Não tem vergonha na cara? Um preto que não presta. Não tenho orgulho de você. Eu sou preto como você [...] Eu tenho cartões, eu compro o que quiser. Não, não tem nada haver. Olhe meu documento [...]”, diz o cliente enquanto o segurança pede para que ele o acompanhe até um outro espaço. 

Delegada barrada

Em setembro deste ano, a delegada negra Ana Paula Barroso foi impedida de entrar em uma loja da Zara localizada em um shopping de Fortaleza (CE). 

A loja argumenta que solicitou a saída da mulher porque ela não utilizava máscara, embora imagens de câmeras de segurança mostrem clientes brancos e sem proteção facial circulando livremente.

A investigação sobre o caso trouxe à tona um código secreto para que funcionários das unidades ficassem atentos a pessoas negras e aquelas com estereótipo “fora do padrão” do estabelecimento. Elas deveriam ser abordadas e, em alguns casos, impedidas de entrar nas unidades.  

A Polícia Civil indiciou o gerente da loja pelo crime de racismo, o que pode lhe custar reclusão de um a três anos e multa ao funcionário suspeito de cometer a discriminação racial. 

O que diz o shopping

Procurada pelo o BNews a assessoria de comunicação do Shopping da Bahia afirmou, por meio de nota, que um segurança do empreendimento foi acionado por representantes da loja. Eles teriam solicitado que o cliente retornasse ao espaço.

"Pedido que foi prontamente atendido pelo cliente que apresentou as notas fiscais aos lojistas", diz trecho da nota.

A assessoria do Shopping da Bahia diz ainda que o segurança não poderia atender a solicitação dos lojistas, já que as normas do centro de compras não permite a conduta.

"A administração do empreendimento não compactua com qualquer ato descriminatório e incluirá as imagens desse fato nos treinamentos internos para evitar que se repitam". A reportagem não conseguiu contato com a Zara.  

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