Polícia

Pelo menos 10 pessoas foram detidas por furto de energia na Bahia em 2021

Marcelo Camargo/Agência Brasil
O furto de energia é crime tipificado no Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a oito anos de prisão  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 12/01/2022, às 19h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pelo menos 10 pessoas foram conduzidas às delegacias da Bahia ao longo de 2021 em razão de furto de energia no estado. Destas, três pessoas foram detidas e precisaram pagar fiança para serem liberadas. Os suspeitos foram localizados por meio de ações realizadas pela policia com o apoio da Neoenergia Coelba. Vale lembrar que a prática é considerada crime tipificado no Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a oito anos de prisão.

Leia mais:

Além disso, 35 pessoas foram obrigadas a prestarem depoimentos sobre as irregularidades encontradas. Ainda em 2021, de acordo com a Coelba, 94 ações similares foram executadas em todo o estado, número 35% maior do que no comparativo com 2020.

As três pessoas detidas residiam nos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Amélia Rodrigues e Nova Soure. Todos os três casos envolviam proprietários de fábricas e grandes produtores rurais.

“O combate ao furto de energia não faz diferenciação de classe social ou da segmentação dos clientes. Ao longo do ano, nós identificamos ligações clandestinas em todos os segmentos de consumo, desde o consumidor residencial até os grandes empresários. Foi um trabalho intenso e que iremos continuar em 2022”, ressaltou o gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.

Os chamados “gatos”, além de serem ilegais, representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. A Coelba ressaltou, ainda, que a prática prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

A denúncia dessas fraudes e furtos de energia estão entre os fatores mais importantes no combate a essas práticas. Para a companhia de energia, o apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 116 ou aqui pelo site da Neoenergia Coelba na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp