Política

Relator de regulamentação diz que Uber faz motoristas "caírem no desespero" e anuncia alterações em projeto

BNews/Arquivo
Joceval Rodrigues rebate declaração da multinacional ao BNews  |   Bnews - Divulgação BNews/Arquivo

Publicado em 19/08/2019, às 18h55   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

As comissões de Finanças e Orçamento e de Transportes, da Câmara Municipal de Salvador, convocaram uma nova reunião conjunta para esta terça-feira (20), às 13h, para discutir o relatório e as emendas ao projeto de regulamentação dos aplicativos de transporte na cidade, como Uber em 99pop. O presidente do colegiado de Finanças, vereador Joceval Rodrigues (Cidadania), afirmou que vai ler o relatório e apresentar emendas ao texto original enviado pela prefeitura.

Leia também:
Regulamentação do Uber em Salvador vai na contramão de grandes capitais; compare

O edil rebateu a declaração dada pela Uber ao BNews, nesta segunda-feira (19). Segundo a empresa norte-americana, "a proposta original de regulamentação apresentada pelo Executivo [de Salvador] inviabiliza os aplicativos de mobilidade, causando um enorme impacto aos milhares motoristas parceiros da Uber que atuam em Salvador e que geram renda para suas famílias".

"Vejo com estranheza a operadora falar do projeto original como se ele não estivesse dezenas de emendas na Câmara, como se ele não tivesse tramitando na Casa legislativa e sem alterações no projeto original", declarou Joceval em contato com a reportagem. Na visão do edil, a fala da multinacional faz os motoristas "caírem no desespero".

"Faço um apelo para essas empresas que não coloquem pais de família, pessoas que estão muitas vezes desempregadas a caírem no desespero antes do fato. O projeto vai sofrer as alterações cabíveis e depois vai seguir para a sanção do prefeito, que pode vetar ou não as nossas contribuições. E este veto do prefeito volta para a Câmara", continua.

E completa: "Vejo como uma falta de zelo com os motoristas, porque eles estão achando isso ou aquilo. Quando a empresa vem para a cidade e faz uma declaração dessa, deixa pais e mães de família um pouco temerosos".

A Prefeitura quer limitar o número de veículos em circulação em 7,2 mil (três motoristas por automóvel cadastrado). A gestão também estipulou um prazo para que todos tenham cinco anos de idade máxima. O texto original também prevê que os motoristas tenham autorização da Secretaria de Mobilidade (Semob) para atuar. 

Conforme o BNews informou, os motoristas de Uber em Salvador prometem ir ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para tentar impedir a votação da regulamentação dos aplicativos. Eles acreditam que o projeto está em contradição com os precedentes julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e ameaça os 21 mil motoristas cadastrados na empresa.

Leia também:
Uber diz que projeto da Prefeitura inviabiliza aplicativos em Salvador
Motoristas de Uber preparam liminar para tentar impedir votação de regulamentação em Salvador
Presidente da CMS defende "paridade de direitos e obrigações" entre taxistas e aplicativos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp