Política

Comissão da covid-19 aprova audiência com ex-chefe da secretaria de Comunicação

Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Parlamentares querem que Fabio Wajngarten preste informações sobre negociações para aquisição das vacinas produzidas pela farmacêutica Pfizer  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 03/05/2021, às 16h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão Temporária da Covid-19, do Senado Federal, aprovou nesta segunda-feira (3) um requerimento para realização de audiência pública com o ex-chefe da Secretaria de Comunicação do governo Bolsonaro, Fabio Wajngarten. 

De acordo com informações da Agência Senado, a iniciativa partiu da senadora Eliziane Gama (Cidadania). A parlamentar quer que Wajngarten preste informações sobre as negociações para a aquisição das vacinas produzidas pela farmacêutica Pfizer, iniciadas em setembro do ano passado.

Em entrevista à revista Veja no mês passado, ele disse que participou ativamente de esforços para viabilizar a compra do imunizante. À publicação, Wajngarten contou que as negociações não teriam avançado por “incompetência” e “ineficiência” dos gestores do Ministério da Saúde, então comandado pelo general da ativa Eduardo Pazuello.

Os parlamentares também querem que Wajngarten - que diz ter e-mails, registros telefônicos e cópias de minutas do contrato - explique também o motivo que levou o governo brasileiro a recusar a compra do lote de vacinas ofertado em 2020. 

"Essas negociações foram trabalhadas com a participação ativa do ex-chefe da Secretaria de Comunicação. Por isso, faz-se relevante suas informações quanto às tratativas iniciadas, bem como o motivo que levou o Brasil a recusar a compra do lote de vacinas ofertado no ano passado", justifica Gama em seu requerimento. 

Na avaliação da senadora, a aquisição antecipada do imunizante da Pfizer poderia ter acelerado o plano de vacinação no Brasil nos primeiros meses de 2021, garantindo maior proteção aos grupos prioritários. É possível que Wajngarten também participe de audiência da CPI da Covid-19. O colegiado já anunciou que quer ouvi-lo em breve. 

Mais audiências

A Comissão também aprovou outros oito requerimentos para realização de audiências públicas. Entre eles, um solicita debate sobre a preservação do meio ambiente como forma de evitar novas doenças, enquanto outro prevê a discussão das campanhas de comunicação feitas pelo governo federal sobre a pandemia.

O impacto negativo que o corte no orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia causará nas pesquisas em andamento no país também será tema de reunião do colegiado. Para isso, os senadores aprovaram convite ao ministro responsável pela pasta, Marcos Pontes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp