Política

Inquérito do TSE para investigar Bolsonaro também apura uso da EBC para fins políticos

Reprodução/YouTube/TV Brasil
Corte eleitoral também analisa um dossiê produzido por servidores da EBC.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube/TV Brasil

Publicado em 08/08/2021, às 07h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O inquérito administrativo aberto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para investigar as acusações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a segurança das urnas eletrônicas também vai apurar se a Empresa Brasil Comunicação (EBC) foi utilizada pelo presidente para fazer propaganda política antecipada.

No último dia 29, Bolsonaro resolveu abrir a live que realiza todas as quintas-feiras pelas redes sociais para a cobertura da imprensa, e exibiu o acontecimento pela TV Pública. Na ocasião, fez ataques ao sistema eleitoral brasileiro, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e TSE e admitiu que não podia comprovar se as eleições foram ou não fraudadas.

De acordo com informações da coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, a corte eleitoral também analisa um dossiê produzido por servidores da EBC.

Segundo a publicação, o material em posse do TSE teria informações sobre a utilização do aparato público para fazer propaganda antecipada e o uso da EBC para promoção de integrantes do governo Bolsonaro.

Logo após a live, deputados do PT encaminharam uma notícia crime contra Bolsonaro por uso da empresa pública para questionar as eleições. As suspeitas de interferências na EBC não são atuais. 

Em ao menos duas ocasiões, ainda em 2019, servidores do órgão relataram ao BNews como era conviver, primeiro com ameaças de desmonte ao conglomerado de mídia e depois com a censura editorial.  

Notícias Relacionadas

Bolsonaro repete acusações falsas de fraude nas eleições presidenciais norte-americanas em encontro com enviado de Biden

Bolsonaro volta a defender voto impresso: "Querem decidir as coisas no tapetão"

Bolsonaro desce nível e chama Barroso de "filho da p***"; veja vídeo

Conheça detalhes das sete investigações as quais Bolsonaro é alvo no STF e TSE

Entidades de magistrados divulgam nota em defesa ao sistema eleitoral: "Urna eletrônica é inviolável"

Nova programação da EBC amplia espaço das Forças Armadas na grade

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp