Política

Centenário de Paulo Freire é celebrado com sessão especial na Câmara de Salvador

Reprodução Facebook
Evento acontece nesta quarta-feira (29), às 10 horas   |   Bnews - Divulgação Reprodução Facebook

Publicado em 28/09/2021, às 17h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara Municipal de Salvador realiza nesta quarta-feira (29), às 10 horas,  uma sessão especial em homenagem ao filósofo e educador Paulo Freire, que completaria 100 anos em 19 de setembro deste ano.  Solicitada pela presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, vereadora Marta Rodrigues (PT), a sessão especial também fará uma menção a importância da Educação Para Jovens e Adultos (EJA), modalidade que teve em Paulo Freire fonte de inspiração para ser  implantada no Brasil.

Leia também:

Justiça proíbe governo Bolsonaro de 'atentar contra dignidade' de Paulo Freire
Na mira de Bolsonaro, obra de Paulo Freire é pilar de escolas de elite

 O evento acontecerá na plataforma virtual Zoom,  sendo transmitido ao vivo pela TV CAM (Canal aberto 12.3) e pelas redes sociais do legislativo municipal (www.facebook.com/tveradiocam). o educador também será homenageado no Senado Federal. 

Segundo a vereadora, a história da EJA está diretamente ligada ao pedagogo - o patrono da educação brasileira conforme a Lei 12.612 -  tido como referência no mundo todo por conta de seu legado centrado na autonomia, emancipação e libertação dos sujeitos. 

"Freire em toda sua trajetória foi um ferrenho defensor da luta contra as desigualdades sociais, contra a exclusão e contra a exploração, e sua principal arma de combate eram os livros e a educação. Sua filosofia era nitidamente a favor de práticas públicas de ações educacionais que favorecessem a inclusão econômica, social e política dos indivíduos" explica a petista. 

Matérias Relacionadas

Ofendido por Bolsonaro, Paulo Freire será homenageado em sessão no Senado

Bolsonaro diz que TV Escola "deseduca" e chama Paulo Freire de "energúmeno"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp