Política

AL-BA: oposição decide boicotar última mensagem do governador ao Legislativo

Divulgação Ascom
Bancada vai boicotar a sessão presencial e argumenta que Rui Costa desrespeita o Parlamento  |   Bnews - Divulgação Divulgação Ascom

Publicado em 31/01/2022, às 17h54   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Após reunião realizada nesta segunda-feira (31), a bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) decidiu boicotar a sessão de reabertura dos trabalhos no Parlamento, marcada para esta terça-feira (1). Os deputados oposicionistas não participarão presencialmente da sessão. A atitude é em protesto ao que a bancada chama de “sucessivo desrespeito do governador Rui Costa (PT) ao Legislativo estadual, além do descumprimento de promessas repetidas pelo petista ao longo dos anos”.

Líder da bancada de oposição, o deputado Sandro Régis (Democratas), afirmou que não há pagamento das emendas impositivas. "Conversamos com os deputados de nossa bancada e decidimos não participar presencialmente da sessão. Iremos acompanhar de forma online. O governador Rui Costa, ao longo dos anos, vem desrespeitando o Parlamento ao não cumprir o direito constitucional de pagamento das emendas impositivas, principalmente para os deputados da oposição. O governador trata a Alba como uma secretaria. ", afirma o deputado Sandro Régis (Democratas), líder da bancada.

“Todos os anos o que vemos são palavras muito bonitas, mas que ficam só no papel. Uma prova disso é a educação, que o governador diz ser prioridade, mas, quando vamos olhar a realidade, nosso estado tem o pior ensino médio do Brasil, além do fechamento de escolas e dos problemas de infraestrutura nas unidades de ensino. Sem falar na segurança pública, em que a Bahia lidera o ranking de homicídios. Não pode ficar só na propaganda”, completou Sandro Régis.

Leia também:
Em meio a casos de covid entre deputados, AL-BA reabre trabalhos com público limitado e sessão semi virtual

Como estamos em ano eleitoral, é a última mensagem de Rui Costa ao legislativo, já que no próximo ano assume quem vencer as eleições de outubro.

Régis também questionou a “falta de diálogo em torno de propostas enviadas pelo Executivo para serem analisadas e votadas pela Casa”. "O que vemos, muitas vezes, são projetos que não contêm informações mínimas e, quando a oposição pede esclarecimentos nunca é atendida. Uma prova disso são os vários pedidos de operação de crédito, em que o governador não explica nem para onde os recursos serão aplicados", pontua.

A Assembleia Legislativa da Bahia retoma os trabalhos legislativos com limite de público como forma de adotar o distanciamento social na Casa. O plenário tem capacidade para 200 cadeiras, mas só será permitida 100 pessoas, respeitando espaçamento mínimo de um metro. A solenidade de reabertura do ano legislativo acontece nesta terça-feira (2), às 10h, com a tradicional presença do governador Rui Costa (PT) e de autoridades civis e militares do estado.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags