Política

Após vitória de Trump, senador petista diz que derrota de Lula em 2026 não é impossível

Agência Senado / Divulgação
Senador acredita que vitória do republicano nos EUA é um “sinal de alerta” para a esquerda no Brasil  |   Bnews - Divulgação Agência Senado / Divulgação

Publicado em 10/11/2024, às 14h53   Yuri Pastori



A vitória de Donald Trump nos Estados Unidos tem levado políticos do campo da esquerda no Brasil a uma reflexão. O senador Humberto Costa (PT-PE) é um deles. Ele acredita que a volta do republicano à Casa Branca é um “sinal de alerta”. As informações são do portal Metrópoles.

Para o petista, a hipótese de uma derrota do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026 não está descartada. Embora, segundo ele, não haja essa preocupação.

“Obviamente que o resultado lá [nos EUA] tem que deixar para todos nós um sinal de alerta […]. Não que nós estejamos preocupados que Lula vá perder a eleição, não. Eu acho que isso aí seria uma avaliação muito precipitada e fora daquilo que nós estamos assistindo. Mas, sem dúvida, nós temos que nos preocupar que não é uma hipótese inteiramente descartada”, afirmou.

Para o senador, a experiência de governos de direita mais radical, que parecia ser apenas um "acidente", pode se tornar uma realidade de agora em diante.


“Até bem pouco tempo o Donald Trump poderia ser considerado uma espécie de acidente na história. Mas agora, com a vitória que ele teve, com o poder do qual ele desfruta, porque ele vai ter a maioria na Câmara, a maioria no Senado, já tem a maioria dos integrantes da Suprema Corte. Então, todas as condições para fazer o governo que ele queira, como queira, ele tem hoje. Então, realmente se vê com preocupação”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp