Política

Bolsonaro sanciona lei que prevê volta de gestantes ao trabalho presencial

Clauber Cleber Caetano/PR
Presidente vetou trecho que contemplaria com salário-maternidade gestantes que iniciaram a vacinação, mas ainda não tomaram a segunda dose  |   Bnews - Divulgação Clauber Cleber Caetano/PR

Publicado em 10/03/2022, às 13h15   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou, com vetos, o projeto de lei que estabelece regras para a volta de grávidas, inclusive as domésticas, ao trabalho presencial em determinadas hipóteses. A Câmara dos Deputados concluiu a votação da proposta no último dia 16.

O texto sancionado altera uma lei, de maio de 2021, que prevê que, durante o estado de emergência de saúde pública causado pelo coronavírus, a trabalhadora gestante deverá permanecer afastada do trabalho presencial, exercendo as atividades de forma virtual, sem prejuízo de sua remuneração.

Leia também: Em trio elétrico, Caetano Veloso protesta contra Bolsonaro em Brasília

Bolsonaro vetou, no entanto, o trecho que contemplaria com salário-maternidade grávidas que iniciaram a vacinação contra a Covid-19, mas ainda não tomaram a segunda dose do imunizante e cumprem funções consideradas "incompatíveis" com o trabalho remoto, e teriam sua gravidez considerada de risco.

O chefe do Planalto também vetou o salário-maternidade em caso de aborto espontâneo. De acordo com Bolsonaro, trechos "contrariam o interesse público e violam a Constituição".

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp