Política

Câmara dos Deputados pauta urgência para votar PL que criminaliza erro em pesquisas; saiba data

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Manobra permite que deputados acelerem votação do projeto  |   Bnews - Divulgação Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Publicado em 18/10/2022, às 07h54   Cadastrado por VD


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara dos Deputados pautou urgência para votar o Projeto de Lei 2.567/2022, que visa punir os institutos de pesquisas eleitorais que divulgarem dados com números errados, acima da margem de erro, dos resultados oficiais das eleições.

Caso o pedido de urgência seja aprovado, será permitido que os deputados votem a proposta imediatamente no plenário, pulando as etapas de tramitação nas comissões temáticas da Câmara.

De autoria do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP), a matéria estipula reclusão de quatro a 10 anos, além de multa, aos responsáveis pelas pesquisas que publicarem resultados diferentes na quinzena anterior ao pleito eleitoral.

A proposta foi enviada pelo deputado da base de Jair Bolsonaro (PL) após os resultados das eleições gerais no primeiro turno.

Segundo Barros, deputado eleito pelo Paraná, as divergências em levantamentos manipulam e interferem, ainda que indiretamente, na escolha do eleitorado.

Na última semana, o deputado ainda afirmou, sem provas, que os institutos erram geralmente nos resultados dos candidatos conservadores, citando o exemplo de Jair Bolsonaro, que estava com cerca de 40% das intenções dos votos, e registrou 43,2% nas urnas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp