Política

Carlos Bolsonaro faz chacota com agressão a jornalistas na Bahia

Divulgação
"Essa raça não vai desistir", diz Carlos Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/12/2021, às 19h18   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O filho do presidente Jair Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (RJ), atacou novamente a imprensa após o caso de agressão a jornalistas da TV Bahia e da TV Aratu no Extremo Sul do Estado neste domingo (12). O episódio de covardia está gerando comoção em toda a mídia baiana e causando notas de repúdio de políticos e instituições.

Leia também:

O edil comentou sobre a notícia publicada pelo BNews, compartilhada pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM), de que a repórter Camila Marinho, da afiliada da Globo, levou um "mata-leão" de um dos seguranças do pai.

"Tem método! Na primeira vez na Itália não deu certo, hoje do nada uma 'jornalista'… Essa raça não vai desistir. Estão desesperadamente famintos pelo dinheiro do contribuinte!", escreveu, no Twitter, no início da noite deste domingo (12).

Carlos Bolsonaro ironiza agressão a jornalista na Bahia.
Carlos Bolsonaro ironiza agressão de segurança a jornalistas na Bahia

Leia também:

De acordo com a GloboNews, a equipe de segurança de Bolsonaro formava uma espécie de paredão no estádio onde o chefe do executivo pousou e agiu para impedir a aproximação de repórteres. Um dos seguranças segurou a repórter com a parte interna do antebraço, numa espécie de "mata-leão". 

Ao BNews, Camila declarou que passa bem e que não pretende tomar medidas no momento. "Está tudo bem, graças a Deus", garantiu. Os repórteres Xico Lopes e Dário Cerqueira, da TV Aratu, também foram vítimas da agressão. A Globo também repudiou o caso e se solidarizou com os profissionais.

Leia a íntegra da nota da Rede Globo:

"A TV Globo afirma que as agressões deste domingo mostram que já passou da hora de a Procuradoria-Geral da República dar o seu parecer na ação que corre no Supremo, tendo como relator o ministro Dias Toffoli. A imprensa cumpre um direito inscrito na Constituição e deve ter a sua segurança garantida.

As cenas bárbaras de hoje e aquelas ocorridas na Itália, no dia 31 de outubro, ensejam duas constatações: se os seguranças agem por conta própria, a Presidência deve ser responsabilizada por omissão. Se agem seguindo ordens superiores, a Presidência deve ser responsabilizada por atentar contra a liberdade de imprensa e fomentar a violência contra jornalistas.

Além disso, é escandalosa a atitude da Presidência de deixar jornalistas à própria sorte, em meio a apoiadores fanáticos, que são insuflados quase diariamente pelo próprio presidente em sua retórica contra o trabalho da imprensa.

Frente aos evidentes e graves riscos enfrentados por repórteres de todos os veículos, é urgente que o Judiciário se pronuncie. A Globo repudia as agressões aos repórteres Camila Marinho e Cleriston Santana, da TV Bahia, e aos repórteres Xico Lopes e Dário Cerqueira, da TV Aratu, e se solidariza com eles".

Leia também:

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp