Coronavírus

CPI: Ângelo Coronel faz apelo a presidente da Anvisa por liberação da Sputnik V

Divulgação
Antônio Barra Torres é ouvido em audiência na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, na tarde desta terça (11)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/05/2021, às 16h07   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

O senador baiano Ângelo Coronel (PSD) fez um apelo ao presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, durante sessão da CPI da Covid nesta terça, para que a agência reguladora autorize a importação da vacina russa Sputnik V.

Um acordo de compra prevê a destinação de cerca de dez milhões de doses do imunizante para o governo da Bahia. A análise do pedido de autorização da vacina, no entanto, "está parada", de acordo com Barra Torres, por falta de informações.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aguarda que a União Química, laboratório brasileiro que iá produzir a Sputnik, envie os dados requeridos. Na defesa do imunizante, Coronel argumentou que a Argentina está aplicando a vacina russa na população.

"Faço um apelo para que essa autorização aconteça de hoje pra amanhã. Brasil e Argentina são países coirmãos. Se não está tendo problema [com a Sputnik na Argentina], não vejo problema. Peço em nome do país que o senhor, ao sair dessa CPI, se reúna com seus técnicos... peço pelo amor de Deus, não podemos perder essa oportunidade", disse o senador do PSD.

"Deixo apelo pra que vossa senhoria convoque seus técnicos e diga 'não podemos mais esperar'. Gostaria muito de ver nos jornais: 'autorizado importação da Sputnik V para o Brasil [...] Quero deixar registrado que na Argentina está sendo usada largamente. O ser humano argentino é igual ao ser humano brasileiro", pontuou Coronel.

O presidente da Anvisa respondeu que o órgão entende que não pode permitir "outros motivos de choro, por substâncias".

"Nosso esforço e empenho é buscar essas soluções [...] Tenha a tranquilidade de que a Anvisa é composta por pessoas que não estão alheias a esse sofrimento", afirmou.

Leia também:

CPI: Eduardo Girão pede para exibir trecho da entrevista com a mãe de Paulo Gustavo

CPI: Senador do DEM tenta barrar nova convocação do ministro da Saúde

Diretor da Anvisa reitera confiança em insumos da China e nega impacto de declarações do governo

'A conduta do presidente difere da minha', diz presidente da Anvisa sobre uso de máscaras

Presidente da Anvisa confirma tentativa de mudar bula de cloroquina e diz que foi contra

Sputnik: Presidente da Anvisa diz esperar que problemas sejam superados e nega interferência

CPI: Otto cobra à Anvisa urgência em análises e questiona negativa a barreiras sanitárias

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp