Política

De saída do Podemos, Bacelar deixa futuro político nas mãos de Rui Costa

Assessoria Deputado Bacelar
Filiação do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro ao podemos inviabiliza permanência de Bacelar na base petista na Bahia  |   Bnews - Divulgação Assessoria Deputado Bacelar

Publicado em 23/02/2022, às 17h14 - Atualizado às 17h28   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

De saída do Podemos, o deputado federal Bacelar deixou o seu futuro político nas mãos do governador Rui Costa (PT). Em entrevista ao BNews nesta quarta-feira (23), o atual presidente estadual do partido admitiu que "são muito grandes" a chances da sua saída da legenda.

A provável partida de Bacelar ocorre após a filiação do ex-ministro Sergio Moro ao Podemos, ocorrida em novembro do ano passado. À época o parlamentar da base estadual petista chegou a afirmar que o ingresso à sigla do ex-juiz da Lava Jato - rival contumaz do PT - era "motivo de entusiasmo".

Leia mais: Da base de Rui, Bacelar é citado como 'gente boa' por Sergio Moro

A permanência no Podemos, entretanto, poderia inviabilizar a reeleição de Bacelar à Câmara dos Deputados, tese defendida por Rui.

“A dificuldade será mais para ele, parceiro, amigo, tem nos ajudado muito, mas terá dificuldade para a eleição dele, fazer chapa em uma candidatura (de Sergio Moro) inexpressiva na Bahia e no Brasil. Pode complicar a eleição dele. Vamos ajudá-lo na eleição, vamos conversar e encontrar a solução. Março abre prazo para legalmente sair do partido e janeiro e fevereiro vamos intensificar as conversas”, chegou a afirmar o governador.

Leia também: Bacelar não gostou do que ouviu de Rui Costa

"As chances são muito grandes. Estou conversando, examinado as diversas possibilidades, mas a decisão eu não posso tomar antes de conversar com o governador Rui Costa", diz Bacelar.

A definição, portanto, não deve sair nos próximos dias, já que o chefe do Palácio de Ondina está mergulhado nas complexas negociações para a formação da chapa governista para as eleições de outubro. "Se eles ainda não se definiram (PT, PSD e PP), como é que eu posso definir?", brinca o deputado.

Leia: Petistas passam a considerar chapa Otto-Moema; Rui disputa o Senado

Bacelar revelou ainda ter convites para filiação de ao menos seis partidos: PT, PCdoB, PV, Solidariedade, PSB e PP. A este último, segundo o parlamentar, ele teria sido convidado pelos deputados federais Cacá Leão, filho do vice-governador João Leão (PP), e Arthur Lira, presidente da Câmara. No início deste mês, Bacelar chegou a se reunir, também, com dirigentes do PSOL.

Além da posição de Rui Costa, outro fator que pesa no cálculo para o atual presidente do Podemos definir para qual legenda seguirá é a discussão das federações partidárias, que podem mexer no tabuleiro político, ainda sem resolução.

Segundo apuração do BNews, entretanto, no momento, o deputado estaria mais inclinado a desembarcar no Partido Verde, sigla que tende a se federar ao PT.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp