Política

Emmanuel Macron toma decisão sobre entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU

O Presidente francês Emmanuel Macron e o Presidente Lula - Ricardo Stuckert / PR
A decisão representa uma mudança significativa na postura da França em relação ao Brasil  |   Bnews - Divulgação O Presidente francês Emmanuel Macron e o Presidente Lula - Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 22/03/2024, às 07h46   Rebeca Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente francês, Emmanuel Macron, expressou seu apoio à inclusão do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A decisão, que será discutida em detalhes na próxima visita de Macron ao Brasil, representa uma mudança significativa na postura da França em relação ao Brasil.

Essa decisão emergiu após intensas deliberações diplomáticas e é vista como uma resposta positiva às tentativas do Brasil de reformar as instituições internacionais. Macron já sinalizou sua aprovação para que a declaração final da reunião indique que a França apoia a candidatura do Brasil ao Conselho.

Apesar de não ser a primeira vez que a França expressa seu apoio à entrada do Brasil no Conselho, a relevância dessa decisão é acentuada pelo fato de que ocorre após um período de tensão entre os dois países durante o mandato do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. A visita de Macron ao Brasil, portanto, é vista como um movimento crucial para retomar os laços entre os dois países.

A viagem de Macron será marcada por um foco intensificado na cooperação militar, incluindo uma visita ao estaleiro e à base naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, que é o centro de uma colaboração franco-brasileira na construção de submarinos.

Além do Brasil, a França também expressou seu apoio à inclusão da Alemanha, Japão e Índia no Conselho de Segurança. No entanto, a expansão do órgão para incluir esses países encontrou resistência da Rússia, que alertou que tal medida poderia levar à paralisia do Conselho. Apesar dessas preocupações, a decisão da França de apoiar a candidatura do Brasil é um passo significativo na busca do país por uma posição de maior destaque no cenário internacional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp