Política

EXCLUSIVO! Saiba quem é cotado para substituir Tum no Governo Jerônimo

Divulgação
Ronaldo Carletto deve conduzir articulação pela substituição de Tum; vaga pode ficar com ex-aliado de ACM Neto  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 26/10/2023, às 23h04 - Atualizado às 23h08


FacebookTwitterWhatsApp

O cancelamento na Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) deve ser o motivo crucial para a demissão do titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Tum, do Avante. E, segundo o BNews apurou, a bolsa de apostas para o substituto dele começa a circular no meio político.

O evento, que sempre "se pagou" e é uma das principais vitrines do setor, estava previsto para acontecer entre os dias 23 de novembro e 3 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador e tinha como tema o "Agrobusiness".

Nos bastidores, a saída de Tum já é dada como certa. Faltaria só saber quando isso deve acontecer, já que o governador Jerônimo Rodrigues também é cobrado para trocar outros membros da equipe, a exemplo do titular da Secretaria de Cultura, Bruno Monteiro.

A pasta, contudo, deve continuar com o Avante. E, nos bastidores, começa a circular o nome de Pablo Barrozo como um dos possíveis cotados para o posto. O nome do ex-aliado de ACM Neto circulou fortemente na abertura do VII Congresso Nacional da Central dos Movimentos Populares, na noite desta quinta-feira (26).

Pablo Barrozo é um dos principais cotados para substituir Tum na Seagri

O presidente do Avante Bahia, Ronaldo Carletto, é quem deve indicar um nome para substituir o correligionário do partido. Durante o evento, conforme já informado, Jerônimo disse que não há motivação para a demissão de Tum.

"Essa coisa [o cancelamento da Fenagro] não é motivo de discutir reforma, não. O governo está bem estabilizado. As motivações que nós temos na relação com os secretários não é relação particular, é relação de partido. Vamos correr com o secretário Tum, que é quem está correndo com a gente no oeste, no Extremo Sul", disse Jerônimo. 

Em comunicado, a Seagri disse que questões administrativas pesaram na decisão pelo cancelamento da Fenagro. A pasta também confirmou ter iniciado as tratativas para realizar o evento em 2024. 

"A Seagri reforça seu compromisso em seguir apoiando feiras e exposições agropecuárias por toda a Bahia, por entender a importância dessas iniciativas para a agropecuária e a economia de nosso estado. Nesse sentido, informa que já iniciou as tratativas para, no próximo ano, entregar uma edição da Fenagro à altura da tradição do evento".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp