Política

Iphan: MPF pede afastamento da presidente após revelação de Bolsonaro

Divulgação
O órgão pede o afastamento da presidente após Bolsonaro dizer que mudou a presidência para ajudar Hang  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/12/2021, às 17h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF-RJ) pediu, nesta quinta-feira (16), que a Justiça determine o afastamento imediato da presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Larissa Rodrigues Peixoto Dutra. As informações são da coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo.

O pedido foi feito após o presidente Jair Bolsonaro (PL) ter afirmado que mandou trocar o comando do órgão para ajudar o empresário Luciano Hang, dono da rede de varejo Havan.

“Também, há pouco tempo, tomei conhecimento que, uma obra, uma pessoa conhecida, o Luciano Hang, estava fazendo mais uma loja e apareceu um pedaço de azulejo durante as escavações. Chegou o Iphan e interditou a obra. Liguei para o ministro da pasta: ‘que trem é esse?’, porque eu não sou tão inteligente como meus ministros. ‘O que é Iphan?’, com PH. Explicaram para mim, tomei conhecimento, ripei todo mundo do Iphan. Botei outro cara lá. O Iphan não dá mais dor de cabeça para a gente [risos]”, afirmou o presidente.

Leia mais: Bolsonaro cumpre promessa polêmica e empossa André Mendonça no STF

Lula lidera nova pesquisa Datafolha; confira números

Segundo pedido

Essa é a segunda vez que procurador Sergio Gardenghi Suiama pede o afastamento da presidente do Iphan. Em maio último, ele já havia requisitado à 28ª Vara Federal do Rio um pedido para suspender a nomeação de Larissa, motivado por uma ação popular proposta pelo então deputado Marcelo Calero (Cidadania-RJ). O parlamentar alegava que Larissa, que é turismóloga, não tinha formação compatível para a função. Na ocasião, porém, o pedido do MP foi rejeitado.

Agora, Suiama considera que o próprio presidente deu prova de interferência política no órgão – o que fere os princípios de impessoalidade e previsto em lei.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp