Política

Jerônimo comenta operação dos respiradores: "firmes e seguros na honestidade do grupo da gente"

Foto: Joilson César/BNews
Jerônimo Rodrigues afirmou que o governo da Bahia foi quem pediu apuração de caso dos respiradores  |   Bnews - Divulgação Foto: Joilson César/BNews

Publicado em 26/04/2022, às 11h32 - Atualizado às 11h33   Victor Pinto e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Pré-candidato petista ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues afirmou que o seu grupo político está tranquilo em relação à operação deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça (26), relacionada à questão dos respirados comprados pela Bahia no início da pandemia do coronavírus.

No entanto, o ex-secretário de educação do estado ponderou que o 'timing' da operação é um pouco estranho. Aliados petistas sugerem nos bastidores que há uma aparelhagem da Polícia Federal por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL) para prejudicar a imagem do PT em ano eleitoral.

"É estranho realmente que num momento desses as pessoas que estavam no governo do estado ou no consórcio sabem quem foi que provocou o pedido para que a justiça tomasse conta do caso, que teve iniciativa de fazer a denúncia e apurar o caso. Foi o próprio consórcio", disse Jerônimo Rodrigues.

Leia mais'Não tem ninguém mais ansioso para que essa apuração seja finalizada', diz Rui sobre operação da PF

Ainda de acordo com Jerônimo, o governador Rui Costa (PT) "vai continuar clamando que a justiça possa entrar e a gente encontre solução para que seja devolvido o dinheiro. Estamos firmes e seguros na honestidade do grupo da gente, isso não se questiona", completou.

A Polícia Federal deflagrou a investigação na manhã de hoje e cumpre 14 mandados de busca e apreensão. Um dos alvos foi o empresário Cleber Isaac Ferraz Soares, que intermediou a transação entre a Hempcare e Biogeoenergy.

Ex-secretário da Casa Civil do governo da Bahia, Bruno Dauster também foi um dos alvos da operação que investiga supostos desvios de dinheiro público na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste, conforme apuração do BNews. Dauster foi afastado do governo Rui após denúncias que levaram à operação Ragnarok, que investiga a compra de respiradores para o tratamento de infectados pelo coronavírus.

Os investigadores cumprem busca e apreensão contra empresários, laranjas e lobistas envolvidos no suposto esquema. O caso tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) porque o governador da Bahia, Rui Costa (PT), presidente do consórcio à época dos fatos, é investigado por ter dado autorização à aquisição dos aparelhos, que nunca foram entregues. O petista já negou irregularidades na sua atuação.

Um pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Respiradores será protocolado nesta terça-feira (26), às 14h30, na sala da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), pelo grupo de oposição na Casa. O documento será entregue ao presidente Adolfo Menezes (PSD). Hoje a Minoria da AL-BA conta com 28 nomes

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp