Política

Joceval Rodrigues reaparece na Câmara e comenta inclusão de federação em “superbloco” da Câmara

Domingos Júnior / BNews
O “superbloco” é composto pelo PP, União Brasil, PDT, PSB, Solidariedade, Avante, Patriota e a federação Cidadania-PSDB  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior / BNews

Publicado em 13/04/2023, às 05h00   Eduardo Dias e Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Joceval Rodrigues reapareceu na Câmara Municipal de Salvador (CMS) na quarta-feira (12) pela primeira vez após o sequestro ocorrido com sua filha, Maria Rodrigues, de 26 anos, no dia 25 de março, no bairro de Piatã. Na ocasião, o edil falou sobre inclusão da federação Cidadania-PSDB no maior bloco partidário da Câmara dos Deputados.

O grupo é composto também pelo União Brasil, PDT, PSB, Solidariedade, Avante, Patriota e o PP e conta com 175 parlamentares. 

“Enquanto um partido discute bloco partidário, que é um estágio para uma federação, a gente da base, do poder local, dos municípios, dos estados, fica muito apreensivo em saber de que esse jogo pode mudar, pode ter uma influência grande na Bahia”, iniciou.

O chamado “superbloco” é considerado como uma resposta de presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), à formação, no fim de março, do bloco composto pelo MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC, que tem 142 integrantes. Até então, este era o maior da Casa.

Eu estou com uma lupa observando essa movimentação da direção nacional, da qual eu faço parte. [...] O pessoal me ligou do interior para saber ‘e aí, já tem alguma novidade? Vai ter esse bloco partidário? Ele vai refletir como nos municípios?’. Eu, Joceval Rodrigues, estou acompanhando esse dialogo no diretório nacional, em Brasília, para daí saber como a gente vai agir aqui e dar uma notícia positiva”, completou.

Blocos partidários são quando dois ou mais partidos se juntam com o objetivo de atuar conjuntamente no parlamento. O bloco possui líderes em comum e influenciam, por exemplo, na distribuição de cargos e comando de comissões.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp