Política

Kleber Rosa cobra responsabilidade da Prefeitura por ondas de crime no Pelourinho e Tinoco rebate psolista

Domingos Júnior e Joisol César/BNews
Psolista criticou escolha “populista” do coronel Sturaro para função no Centro Histórico  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior e Joisol César/BNews
Sanny Santana e Eduardo Dias

por Sanny Santana e Eduardo Dias

[email protected]

Publicado em 01/05/2023, às 21h36 - Atualizado às 21h53


FacebookTwitterWhatsApp

Candidato ao governo do Estado em 2022 pelo PSOL, Kleber Rosa (PSOL) fez duras críticas à escolha da Prefeitura de Salvador pelo Cel. Humberto Sturaro para comandar a Prefeitura-Bairro e, consequentemente, ser a figura central da segurança no Centro Histórico da capital baiana. 

Em conversa com o BNews nesta segunda-feira (1º), em ato de centrais sindicais no Farol da Barra, o psolista não negou que o Pelourinho pede socorro, mas falou em dividir a responsabilização entre Estado e Prefeitura, que tem gerado comentários no meio político. 

“O Pelourinho pede socorro. É necessário, de fato, garantir a presença das forças de segurança de maneira que possibilite o estado de paz. O Pelourinho não pode ser abandonado. A Prefeitura tem responsabilidade grande sobre a segurança de Salvador, o poder público local tem responsabilidade sobre isso. Eu fico desconfiado com qualquer medida populista, que apela para a espetacularização. Apelando para uma lógica de espetacularização, controversa, inclusive, aliás, com posicionamento equivocado e arcaico. Coloca como se ele fosse resolver o problema da segurança pública. Não acredito no formato com ideia de xerifismo. Isso é uma coisa atrasada, arcaica. Já se mostrou que o efeito disso pode ser contraditório”, disse Rosa.

O Cel Humberto Sturaro foi nomeado pelo prefeito Bruno Reis na quinta-feira (27), em anúncio de uma série de medidas para tentar conter a violência no Centro Histórico e desenvolver regiões como Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo.

Líder do União Brasil na Câmara Municipal, o vereador Cláudio Tinoco, que já comandou a pasta do Turismo e Cultura Municipal, rebateu as críticas do psolista e defendeu as ações da prefeitura na região do Centro Histórico.

"O Kleber Rosa segue a conveniência política dos adversários do prefeito para tentar atribuir responsabilidade à prefeitura sobre a segurança pública. Isso é uma mentira. E surpreende ele, que é um investigador da polícia civil, portanto, quadro da segurança pública da Bahia, tentar subjetivar essa responsabilidade. A sociedade já reconhece Kleber Rosa, quando candidato ao governo ano passado, defendia sobre segurança pública: estatuto das polícias, equiparação entre policial militar e civil, liberação das drogas, porque ele entende que são as drogas como ilícito que promovem essa guerra de combate ao crime. Ele é um cara que entende de segurança pública. Agora atribuir à prefeitura é uma tentativa de desviar a responsabilidade e demonstra o PSOL como um aliado do PT como é, tentanto fazer o jogo do PT na Bahia”, disse.

“A prefeitura faz mais do que a sua responsabilidade no Centro Histórico quando amplia o efetivo da GCM, equipamentos de videomonitoramento, veículos e tantos outros investimentos na proteção social e no desenvolvimento econômico do Centro Histórico”, completou Tinoco.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp