Política

Lula recebe orientações sobre relação com o governo Trump; veja detalhes

Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
A relação entre Brasil e Estados Unidos deve focar em pragmatismo, evitando que questões ideológicas prevaleçam sobre interesses mútuos.  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Cadastrado por Daniel Serrano

por Cadastrado por Daniel Serrano

daniel.serrano@bnews.com.br

Publicado em 20/01/2025, às 09h58 - Atualizado às 09h58



O  assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Celso Amorim, vem aconselhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a como deverá ser a relação entre Brasil e Estados Unidos com a volta de Donald Trump ao comando da Casa Branca. A informação é da coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo. 

De acordo com a publicação, a postura do governo Lula deve ser de “pragmatismo e respeito mútuo”. O entorno de Lula cita como exemplo a relação com o presidente George W. Bush (2001-2009), do mesmo partido de Trump e que foi o presidente dos EUA durante boa parte dos dois mandatos do petista. 

Ainda segundo a colunista, a estratégia também é defendida pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que chamou a atenção para o risco de questões ideológicas prevalecerem sobre os interesses dos dois países.

A relação entre Brasil e EUA deve passar por alguns pontos de atritos nos próximos meses, como a regulação de redes sociais e o “enquadramento” das big techs. O governo Lula vem demonstrando preocupação com o alinhamento da Meta e suas redes sociais, como Facebook e Instagram, com Trump.

Lula não foi convidado para a cerimônia, ao contrário do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi convidado, mas não pôde ir por não ser autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes para prestigiar o evento.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)