Política

'Maior do Brasil': Jerônimo comenta entrega de hospital ortopédico e promete resolver fila de regulação

Joilson César/BNews
Hospital ortopédico deverá realizar mais de 24 mil atendimentos por mês  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Daniel Serrano e Sanny Santana

por Daniel Serrano e Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 20/12/2023, às 12h44 - Atualizado às 14h26


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo do Estado oficializou, nesta quarta-feira (20), a assinatura de contrato com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para gestão do Hospital Ortopédico do Estado (HOE), considerado o maior do hospital estadual ortopédico do Brasil.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O hospital, que deverá ser inaugurado em março, contará com 212 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva (UTI). Para o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que esteve no evento, a unidade de saúde deve resolver a fila de regulação, já que a previsão é que o hospital realize mais de 24 mil atendimentos por mês em áreas de traumatologia, ortopedia e medicina desportiva. 

Além disso, a Ortopedia varia entre a segunda e terceira maior demanda por regulações no estado da Bahia. Por mês, cerca de 6 mil pacientes necessitam de recurso na Central Estadual de Regulação. Dentre as principais causas da demanda estão acidentes automobilísticos, principalmente de motociclistas, e quedas de idosos.

Os acidentes envolvendo motocicletas, inclusive, representam cerca de 70% das internações hospitalares nas UTIs do Estado. Atualmente, cerca de 15 mil pacientes aguardam por consultas e cirurgias em toda a Bahia.

"Além de resolver a fila de regulação na área de ortopedia, nós vamos cuidar com a qualidade que o hospital, que a rede Einstein, tem e demonstra ter. Então além de um bom prédio hospitalar, além de equipamentos de ponta sofisticado, nós teremos a gestão feita pela rede mais estratégica", declarou o governador.

"Alegria minha é saber que além de cuidar bem, com um hospital dessa qualidade, nós teremos a redução dos pacientes que precisarem do serviço de ortopedia, nós vamos zerar essa fila de ortopedia, eu não tenho dúvida disso, estou afirmando isso", afirmou.

O hospital contou com um investimento de R$ 221 milhões em obras, aquisição de equipamentos e desapropriação. O Einstein, inclusive, é reconhecido como o melhor hospital da América Latina pela revista norte-americana Newsweek.

A organização é ainda parceira do SUS e desenvolve inúmeros projetos para o setor público, nas cinco regiões do Brasil, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde.

O hospital

O Hospital Ortopédico do Estado contará com 212 leitos, sendo 144 em traumatologia e ortopedia, 30 de UTI (sendo 20 adultos e 10 pediátricos), 16 de clínica geral, 12 para hospital dia e 10 para pediatria cirúrgica.

O bloco cirúrgico será composto por 13 salas cirúrgicas, uma de indução anestésica, uma de recuperação pós-anestésica e uma de acondicionamento temporário de tecidos musculoesqueléticos, já que o centro também ficará responsável por transplantes desses tecidos.

A unidade ainda contará com um ambulatório direcionado à realização da primeira consulta aos pacientes de situações eletivas agendadas, serviço de apoio diagnóstico e de reabilitação, que abrigará, inclusive, uma piscina aquecida para as atividades com esses pacientes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp