Política

Ministra revela frustração com Lula: "Não posso negar"

Ricardo Stuckert / PR
Desgaste aconteceu após a aprovação de uma medida provisória que tira poderes de sua parte  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 25/05/2023, às 12h52


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, revelou que tem uma "certa frustração" com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Segundo a ministra, o desgaste ocorreu depois do "pouco empenho" do governo federal na discussão sobre a medida provisória que reestrutura a Esplanada dos Ministérios. Com isso, as pastas dos ministérios dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente perderam força sobre algumas pautas, como a demarcação de terras indígenas. 

"Até porque o presidente Lula se comprometeu durante a campanha. Prometeu ministério, cumpriu. Esse ano se posicionou fortemente com esse protagonismo dos povos indígenas e a retomada da demarcação dos territórios", disse Guajajara em entrevista à GloboNews.

"Sei que a bancada ruralista está muito articulada. Acho que o presidente Lula poderia ter entrado um pouquinho mais para impedir essa retirada do Ministério dos Povos Indígenas", acrescentou. 

A ministra ainda citou machismo e racismo na discussão sobre a medida, já que os ministérios mais afetados foram o dela e o de Marina Silva.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp