Política

Moro critica Lula e Bolsonaro por não repreenderam guerra da Ucrânia

Marcello Casal Jr / Agência Brasil
A fala do ex-juiz foi feita em um evento organizado pela Amcham em parceria com o Brazil-U.S. Business Council (BUSBC).  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Publicado em 06/05/2022, às 14h40   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil) criticou nesta sexta-feira (6) tanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto Jair Bolsonaro (PL) por não se oporem claramente à invasão da Ucrânia pela Rússia. Para ele, isso é negativo para a imagem do Brasil.


"É sintomático que os dois representantes desses extremos políticos, Lula e Bolsonaro, nunca tenham conseguido manifestar uma reprovação clara à invasão da Ucrânia pela Rússia, o que gera uma percepção negativa da imagem do Brasil sobre as outras democracias ocidentais", disse Moro.
A fala do ex-juiz foi feita em um evento organizado pela Amcham em parceria com o Brazil-U.S. Business Council (BUSBC).

O comentário acontece dois dias após uma entrevista de Lula publicada na revista norte-americana Time na qual o petista declarou acreditar que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky tem tanta culpa pela guerra quanto o russo Vladimir Putin.


Na última quarta-feira (4), Moro foi uma das pessoas que usaram suas redes sociais para criticar a opinião de Lula. "Mal disfarça o seu desprezo por Zelensky e a sua preferência por Putin e por regimes autoritários. Esta é a via democrática?", questionou o ex-juiz no Twitter.

Leia mais:

Idosa denuncia Planserv por recusar tratamento e não cumprir com decisão da Justiça

Sabia que você pode ‘demitir o seu empregador com uma justa causa’? Advogado explica em quais situações

Justiça nega ação popular contra reeleição de Geraldo Júnior na Câmara


Bolsonaro, por sua vez, se pronunciou logo após o início do conflito afirmando que o Brasil não tomaria partido e que a posição do país seria de "grande cautela'. Na quarta, o presidente disse temer os possíveis efeitos econômicos caso a guerra se prolongue.

Moro já tinha cobrado um posicionamento do governo federal. No início de março, cerca de uma semana após o início da invasão, ele afirmou que era preciso "estar do lado certo da história".

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp