Política

Nikolas Ferreira comete gafe ao fazer cobrança a Lula em rede social; veja

Joilson César/BNews
Ao fazer cobrança a Lula (PT), Nikolas Ferreira (PL-MG) acabou sendo rebatido por deputado da base aliada ao presidente  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 23/02/2023, às 10h19 - Atualizado às 10h25   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) cometeu uma verdadeira gafe ao fazer uma cobrança do presidente Lula (PT) através das redes sociais, nesta quarta-feira (22), ao comentar a tragédia das chuvas no litoral norte de São Paulo.

Parlamentar mais votado nas eleições de outubro do ano passado, para a Câmara dos Deputados, o mineiro, que faz parte do bloco de oposição ao atual chefe do Executivo federal, questionou se o governo do petista seria "incompetente" ou estaria de "má fé" ao não liberar o FGTS para os moradores atingidos pelos desastres naturais em todo o Brasil.

"O Governo Bolsonaro sempre liberou o FGTS para moradores atingidos por desastres naturais em todo o Brasil. Por que Lula não faz o mesmo para os desabrigados na Baixada Santista? Incompetência ou má fé?", escreveu o liberal.

No entanto, além de errar o local da tragédia, que aconteceu em São Sebastião e cidades próximas no litoral norte de São Paulo - distante mais de 100 km da Baixada Santista, Nikolas Ferreira "esqueceu" que, desde a última segunda-feira (20), o governo federal anunciou uma série de ações para reduzir os impactos ante as famílias atingidas.

Uma delas é o pagamento do Bolsa Família, programa social do governo destinado a famílias de baixa renda. Este será unificado para o dia 30 de março nos municípios atingidos pela tempestade e com decreto de emergência e calamidade.

Ademais, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), determinou que a Receita Federal selecione produtos apreendidos em fiscalizações que possam ser doados às famílias afetadas pelo temporal. O total identificado é de R$ 11 milhões.

Por sua vez, o Ministério do Planejamento garantiu que a população das localidades atingidas terão direito ao saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e prioridade para casas populares no programa Minha Casa Minha Vida.

Deputado aliado reage

Após a postagem de Nikolas Ferreira, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que faz parte da base de apoio ao petista na Câmara, reagiu, dizendo que a desinformação é um problema crônico do bolsonarismo. O psolista ainda questionou se o liberal era "ignorante" ou estava agindo com má fé ao divulgar a falsa informação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp