Política

Partidos da base de Lula apontam canhões contra Jair Bolsonaro; saiba o que querem fazer

Foto: Alan Santos/PR
Partidos da base de Lula traçaram estratégia para bombardear Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Foto: Alan Santos/PR

Publicado em 17/02/2023, às 08h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Partidos da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apontaram os canhões contra Jair Bolsonaro (PL) após a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que abriu a possibilidade de inclusão de novas provas em ações contra o ex-presidente.

A ideia do PDT e Coligação Brasil da Esperança (PT-PC do B e PV) é julgar os casos antes do recesso do Tribunal, em julho. Um pouco antes, em maio, o ministro Ricardo Lewandowski se aposenta e será substituído no TSE por Nunes Marques, indicado por Bolsonaro. Há temor de que essas mudanças na composição do tribunal mudem o julgamento. As informações são do UOL.

Hoje, ministros do TSE acreditam ser possível julgar ao menos uma das 16 ações contra Bolsonaro neste semestre, com tendência de que o ex-presidente seja considerado inelegível pelos próximos oito anos.

Há ainda a avaliação de que, mesmo que os julgamentos ocorram depois da aposentadoria de Lewandowski, a chance de condenação ainda é alta, uma vez que Lula poderia indicar dois nomes para o tribunal —os mandatos dos ministros Sergio Banhos e Carlos Horbach se encerram em maio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp