Política

Prefeito de cidade baiana causa polêmica com fala sobre investir em modelo em vez de saúde e escolas; gestor se explica

Reprodução/Facebook
Áudio atribuído a prefeito de Ruy Barbosa tem circulado nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 18/06/2022, às 21h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um áudio atribuído ao prefeito da cidade de Ruy Barbosa, Claudio Serrada (PSD), e que tem circulado nas redes sociais da oposição, está causando a maior polêmica na região. A gravação mostra o gestor municipal aleando que ser mais vantajoso investir recursos numa modelo do município do que contruir postos de saúde e escolas. Ele, contudo, alega que a fala foi tirada de contexto.

"Temos aqui em Ruy Barbosa uma garota de 14 anos, com 1,85 m, exatamente da minha altura. Tive o prazer de conhcê-la. Essa figura linda, muito bonita, está fazendo curso de modelo numa agência em Salvador. Ela fez as fotos, passou e a gora está fazendo o curso. Dar oportunidade a uma figura como essa, é melhor do que construir um posto de saúde, por exemplo. Em termos de satisfação, é melhor do que construir uma escola", defendeu, na gravação (ouça abaixo).

A cidade de Ruy Barbosa fica a 322,1 km de Salvador. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de escolarização, de 6 a 14 anos de idade, em Ruy Barbosa, é de 97,9 %. O município ocupa a 2237º posição no país e a 133º no estado. 

Também conforme o IBGE, na área da saúde, a taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 14.56 para 1.000 nascidos vivos. As internações devido a diarreias são de 16.2 para cada 1.000 habitantes. Comparado com todos os municípios do estado, fica nas posições 192 de 417 e 4 de 417, respectivamente. Quando comparado a cidades do Brasil todo, essas posições são de 1753 de 5570 e 104 de 5570, respectivamente.

Procurado pela reportagem do BNews, o prefeito afirmou que a fala foi tirada de contexto e atacou os opositores que, segundo ele, "não o querem ver bem".

"Escolas se constroem para várias pessoas, posto de saúde se constrói para várias pessoas. O que eu quis dizer com isso é que é satisfatório você realizar o sonho de uma figura como a dessa menina, de estar buscando os palcos do mundo. Isso é grandioso pela figura humilde que ela é. E pelo momento que estou como prefeito poder ajudar uma figura como essa. Eu não quis dizer que escola não é importante e que posto de saúde não é importante. Escola e posto de saúde são obrigações de todo o prefeito e governador fazer", justificou.

Leia também:

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp