Política

Presidente da Câmara de Cairu defende intervenção no terminal de Morro de São Paulo; saiba motivo

Reprodução // Melhores Destinos
Medida já havia sido aprovada pela Câmara Municipal da cidade  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Melhores Destinos

Publicado em 11/04/2022, às 17h14 - Atualizado às 17h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Cairu suspendeu, na terça-feira (5), o contrato com a empresa Transportes Dattoli, detentora da concessão dos terminais marítimos de Morro de São Paulo e Gamboa, após ela se recusar isentar da cobrança de embarque os moradores do município, medida essa que já foi aprovada pela Câmara Municipal da cidade.

O transporte entre os dois terminais, no entanto, segue normalmente, porque é feito pela Associação de Transporte Marítimo (Astram). A suspensão é apenas para a concessão de uso dos terminais, que pertence ao município de Cairu.

Com isso, o tema voltou a ser debatido no Legislativo do Município. Segundo o presidente da Casa, vereador Diego Meireles, que já se posicionou favorável à posição da prefeitura, a medida conta com o "apoio de 100% da população cairuense".

Leia também:

“Estamos acompanhado esse problema há mais de dois anos. O descaso e o maltrato dessa concessionária com a nossa população. É natural que o Executivo Municipal está mais próximo do problema e por isso é quem deve cuidar dos terminais e cuidar para que essas violações de direito não aconteçam. Não podemos aceitar que nossos terminais sejam geridos por empresários que maltratem os nossos munícipes”, disse Diego.

Em 2019, o Governo do Estado passou os terminais de Morro de São Paulo e Gamboa para o município de Cairu, que por consequência passou a concessão de exploração para a empresa Transportes Dattoli.

Em pronunciamento na Câmara, o presidente do Legislativo chamou a atenção para possíveis manobras da empresa que teve o contrato suspenso para tentar retomar a administração dos terminais.

“Acredito na conduta ilibada dos diretores e técnicos da AGERBA, mas precisamos estar atentos a todos os movimentos”, disse.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) recomendou que o Município de Cairu continue administrando os terminais de Morro e Gamboa.

A Câmara solicitou audiência com a AGERBA, que deverá acontecer na próxima semana em Salvador, para uma reunião pautada na prorrogação da concessão para o município dos terminais.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp