Política

2 de Julho: Programação completa dos festejos de Salvador em 2022 é divulgada; veja horários

Lucas Moura/Secom PMS
2 de Julho volta a ser realizado no formato original após dois anos de isolamento social  |   Bnews - Divulgação Lucas Moura/Secom PMS

Publicado em 28/06/2022, às 17h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os largos da Lapinha e Pirajá estão sendo preparados para os festejos do 2 de Julho, data da Independência da Bahia, que acontecem na capital baiana. O evento volta a ser realizado no formato original após dois anos de isolamento social e promete receber grandes nomes da política baiana e nacional.

Leia também:

A programação cívica será iniciada na quinta-feira (30), com a saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. A chegada em Salvador, no Largo de Pirajá, acontece no dia seguinte, às 16h.

No sábado (2), às 6h, haverá a tradicional queima de fogos no Largo da Lapinha, que marca a preparação do Cortejo Cívico. Na sequência, estão previstos o hastear das bandeiras e a deposição de flores, no monumento do General Labatut.

Leia também:

Às 8h30, a primeira parte do cortejo será iniciada, em direção à Praça Thomé de Souza, com homenagens aos heróis da Independência pelo Convento da Soledade, Ordem Terceira do Carmo e Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

A partir das 14h, a segunda parte da caminhada segue em direção ao Campo Grande. Nesta etapa do percurso, a pira do Fogo Simbólico será acesa por Hebert Conceição, campeão olímpico de boxe. O momento será acompanhado pelo hasteamento das bandeiras, deposição de flores no Monumento ao 2 de Julho e a execução do Hino Nacional e do Estado da Bahia.

Segundo a Prefeitura de Salvador e a Fundação Gregório de Mattos (FGM), que coordena o evento, no Largo de Pirajá foram feitas pintura e reparações, no monumento em homenagem ao General Labatut. Já no Pavilhão 2 de Julho, na Lapinha, a montagem dos carros alegóricos do Caboclo e da Cabocla, figuras que representam os indígenas, que lutaram contra a presença dos colonizadores portugueses na cidade, seguem em pleno vapor.

Programação cultural – Além da programação cívica, estão previstas diversas atrações artístico-culturais, dentro das celebrações do 2 de Julho. No sábado (2), às 9h, o grupo Encenação Museu Vivo na Cidade apresenta a intervenção “Heróis da Independência saúdam o Caboclo e a Cabocla”, na sacada da Casa do Benin.

Em seguida, às 12h, o espaço ainda promove o projeto “Culinária Musical”, em que o afrochef Jorge Washington prepara um cardápio especial e recebe o cantor Sinho Bernardo, com participação da cantora Denise Correia. Na ocasião, acontece ainda a performance poética com Jocelia Fonseca e mais uma intervenção do Encenação Museu Vivo na Cidade.

Às 17h30, no Largo do Campo Grande, o público pode prestigiar o 31º Encontro de Filarmônicas, sob a regência do maestro Fred Dantas. No domingo (3), às 17h, ainda no Campo Grande, o cantor Gerônimo apresenta um repertório especial em celebração à data. Na sequência, às 19h, a Orquestra do Maestro Fred Dantas anima o Baile da Independência, que promove uma ambiência dos tradicionais bailes com quermesse.

Leia também:

Por fim, na terça-feira (5), às 18h30, os carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla retornam ao Pavilhão, no trajeto que parte do Campo Grande à Lapinha. Estão previstas a participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, fanfarras e grupos culturais.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp