Política

Renan e Kassab discutem aliança para enfraquecer Arthur Lira; saiba detalhes

Marcelo Camargo / Agência Brasi
Lira ameaça travar votações na Câmara se a disputa por seu cargo for antecipada  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasi

Publicado em 03/08/2023, às 20h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) revelou que pretende negociar com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, uma possível aliança para disputar o comando do Gongresso. Por outro lado, o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a disputa só deva ser deflagrada em meados de 2024.

Lira ficou bastante irritado durante participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, na última segunda-feira (31), e avisou que aqueles que romoverem a antecipação “vão criar problema” com ele. O presidente já enxerga o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), como candidato à sua sucessão. Temendo que governo apoie outro nome, o parlamentar alagoano ameaça travar votações na Câmara se a disputa por seu cargo for antecipada.

Renan Calheiros, por sua vez, já havia tentado formar um bloco em seu partido no ano passado para a disputa pelo cmomando da Câmara e do Senado. No entanto, o presidente Lula (PT) pediu para que o projeto fosse abortado para não atrapalhar a transição.

Em entrevista ao Uol, Calheiros afirmou que não vê mais motivos para adiar projeto. Ele contou que se encontrou nesta semana com Kassab para retomar as negociações. De acordo com o senador, como 2024 é o último ano de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no comando do Senado, Kassab pretende lançar o líder do seu partido no Congresso, o deputado Antônio Brito (BA), como futuro presidente da Câmara.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp