Política

Roger Waters será preso se usar roupa nazista no Brasil, diz Flávio Dino

Reprodução/ Redes Sociais
Roger Waters vai ser acompanhado por agentes da Polícia Federal durante shows no Brasil  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes Sociais

Publicado em 10/06/2023, às 12h46   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O cantor e compositor Roger Waters não poderá usar o traje que se assemelha ao de um oficial nazista durante a turnê “This is Not a Drill”, que está prevista para acontecer em outubro e novembro no Brasil.

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Flávio Dino, Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, informou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que se o artista vestir o uniforme durante algumas de suas apresentações no Brasil, que acontecem no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte, será preso pela Polícia Federal.

Fux ligou para Dino para alertar sobre o que seria um crime de racismo depois que representantes da comunidade judaica entraram com um pedido.

O pedido foi assinado pelo advogado Ary Bergher, vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e presidente do Instituto Memorial do Holocausto, no Rio de Janeiro. Na demanda, Bergher pede que, caso o artista entre em território brasileiro, que seja acompanhado pelas polícias Federal e Civil. Dessa forma, as apresentações serão acompanhadas pelas coorporações e providências serão tomadas caso Roger use o figurino semelhante ao de um oficial nazista.

Entenda o caso

Em maio, durante um show em Berlim, capital da Alemanha, Waters foi acusado de incitar o ódio público devido ao uso de um traje semelhante ao de um oficial nazista. A polícia local disse que está investigando o caso.

Martin Halweg, porta-voz da polícia de Berlim, informou à AFP que 'as vestimentas usadas no palco podem ser interpretadas como uma glorificação ou justificativa do regime nazista, afetando a ordem pública'.

O porta-voz da polícia acrescentou que, após a conclusão da investigação, os resultados serão enviados ao Ministério Público para uma análise jurídica final. A promotoria decidirá se o cantor britânico de 79 anos enfrentará ou não processo judicial.

A turnê de despedida do cantor britânico Roger Waters, “This is Not a Drill”, chega ao Mineirão, em Belo Horizonte, no dia 8 de novembro. O show traz cerca de 20 clássicos do baixista e também do período em que esteve no Pink Floyd, histórica banda de rock da qual foi um dos fundadores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp