Política

Vereadora de Salvador apresenta projeto de lei que destine vagão de metrô só para mulheres

Dinaldo Silva/ BNews
Marta Rodrigues apresentou o projeto de lei 41/2024 no Dia Internacional da Mulher  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/ BNews

Publicado em 08/03/2024, às 15h04   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

A vereadora de Salvador e presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, Marta Rodrigues (PT), apresentou nesta sexta-feira (08), no Dia Internacional da Mulher, um projeto de lei que exige a existência de um vagão do sistema metroviário da capital baiana somente para mulheres.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“O Sistema Metroviário operado na cidade de Salvador fica obrigado a destinar vagões exclusivamente para mulheres nos horários de pico matutino e vespertino, bem como a fiscalizar e orientar o uso em cumprimento aos termos desta Lei”, afirma trecho do projeto de lei 41/2024.

O discurso da petista se baseia nas experiências encontradas no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Contagem (MG), onde existe o chamado "vagão rosa" em seus respectivos sistemas metroviários. 

A parlamentar destaca que diariamente várias mulheres são assediadas dentro do transporte público, porém, a maioria das vítimas ficam completamente constrangidas para realizar a denúncia.

“É corriqueiro, volta e meia sabemos de casos de assédio, de violência contra a mulher por homens em transporte público. Uma cultura machista  e criminosa que não podemos compactuar. E se nos cabe essas possibilidades, temos que acatá-las. O sentido deste projeto é contribuir para o combate e prevenção ao assédio e violência contra mulheres, coibindo, sobretudo as ações de importunação sexual já registradas no sistema metroviário de Salvador”, acrescenta a edil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp