Política

VÍDEO: Bruno Reis quebra silêncio sobre o Ideb de Salvador e 'reprova' Rui Costa e Jerônimo

Foto: Joilson César/BNews
Ideb mede a qualidade da educação desde 2005 e é motivo para discussões entre Governo do Estado e Prefeitura  |   Bnews - Divulgação Foto: Joilson César/BNews


Prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) comentou o desempenho da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que mede a qualidade da educação pública desde 2005 e é responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC).

Salvador esteve junto a outras três capitais e ficou acima da média do Inep. Isso foi motivo de comemoração para Bruno Reis.

"Eu quero agradecer a toda a nossa Rede. A toda nossa rede, meu muito obrigado, do fundo do coração. Salvador, junto com Fortaleza e Palmas foram as únicas três capitais que ficaram acima da média do Ideb tanto nos anos inicais, quanto nos anos finais", disse o prefeito.

Segundo Bruno Reis, não há como fazer educação sem envolvimento e engajamento de todos. Sem os pais, os nossos professores, diretoras e vices, coordenadores pedagógicos.

"Eu quero agradecer a todos pelo esforço para tirar esse projeto do papel e se nós ultrapassamos mais uma capital, a gente que em 2013 ocupava a última posição do Ideb no Brasil e agora estamos em 15° pode ter certeza: a partir desse programa, educação digital, vamos disputar as primeiras posições do Ideb do Brasil", afirmou durante a amnhã desta segunda-feira (19).

Logo depois, ele disparou contra o Governo de Rui Costa (PT) e 'reprovou' Jerônimo Rodrigues (PT), que é candidato de oposição a ACM Neto (União Brasil) na corrida pelo governo da Bahia e foi secretário de Educação do Governo.

O governo comemorou que a rede estadual de ensino alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o Ensino Médio da série histórica que, em 2005, de 2,7 e chegou a 3,5, em 2021, de acordo com os dados divulgados pelo INEP, nesta sexta-feira (16).

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o IDEB da rede estadual saiu de 2.6, em 2005, para 6. Nos anos finais do Ensino Fundamental, a rede estadual saltou de 2.6, em 2005, para 4,5, em 2021.

"Sem motivos [para comemoração], né? Nos anos iniciais do fundamental, onde houve crescimento, foi a única faixa que o Estado superou a meta do Ideb, ou seja, não foi reprovado, foram avaliadas apenas quatro escolas. Uma tirou 3,8; outra 4,7; outra 5,8 e uma 6,7. Sabe qual foi a que tirou 6,7? O Colégio da Polícia Militar, que nós sabemos que não é a realidade da educação da Bahia", retrucou Bruno Reis.

Bruno Reis defende que os anos iniciais da educação sejam repassados para a tutela do municípios.

"Responsabilidade do estado é pelo Ensino Médio, onde, infelizmente, nós só conseguimos ficar à frente do Maranhã. Desculpe, mas não há motivo para comemoração em relação à educação da Bahia. Mais uma vez, Jerônimo e o PT foram reprovados no quesito educação", finalizou o prefeito de Salvador.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp