Política

Vitória da Conquista: Sheila Lemos afirma que cidade será case de sucesso no transporte público

BNews
Prefeita de Vitória da Conquista também falou o que pensa das eleições deste ano e contou quem é seu favorito para o Governo do Estado  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 03/08/2022, às 15h42   Eduardo Dias e Yuri Abreu*


FacebookTwitterWhatsApp

Primeira prefeita mulher de Vitória da Conquisa, Sheila Lemos (UB) recebeu o BNews em seu gabinete nesta quarta-feira (3) e falou sobre como a crise dos transportes públicos impactou na cidade, além de seu apoio ao pré-candidato ao Governo do Estado ACM Neto (UB).

Segundo a gestora, o município de conquista possuía, antes da pandemia da Covid-19, entre 1 milhão a 1,2 milhão de passageiros por mês no transporte público da cidade. No entanto, com a crise que se agravou no setor em todo o Brasil, o número caiu para 200 mil.

"Acho que Conquista vai poder apresentar ao país um case de sucesso no transporte público. Quando nós assumimos, o transporte estava destruído. A pandemia pegou os passageiros, que eram de 1 milhão para 200 mil. Então, nós pegamos o transporte público com 200 mil passageiros. Nem todos eram pagantes. Ou seja, estava falido. Vitória da Conquista já administra o seu transporte público, não temos empresa concessionária aqui. Por questões judiciais, as duas empresas saíram e é o próprio município que administra o transporte", explicou a prefeita.

Sheila contou como fez para alavancar o número de passageiros do transporte da cidade: "trouxemos da iniciativa privada uma pessoa que tem muita expertise com isso, que trabalhou uma vida inteira em empresas de transporte público urbano. Esse coordenador fez o caminho inverso. Já conhecia a iniciativa privada e veio ver a situação da pública. O que precisávamos fazer para as pessoas voltarem a usar o transporte: primeiro, passar segurança, como a conscientização em relação à covid, e abaixamos o preço da passagem. Era de R$ 3,80 e colocamos para R$ 2", afirmou.

"Trouxemos o passageiro de volta. Hoje já estamos com 100 mil pessoas rodando nos nossos ônibus diariamente. Nós tínhamos 200 mil no mês inteiro. Agora, conseguimos resgatar os passageiros. Criamos faixa preferencial. Tentamos a exclusiva, mas vimos que não daria certo pois nossas avenidas no centro da cidade são antigas e não são muito largas. E melhoramos a frota. É alugada, mas exigimos ônibus mais novos. Portanto, essas ações estão fazendo com que a gente consiga fazer com que o transporte público seja um transporte que vá atrair empresas. Vamos agora enviar um projeto de lei para a Câmara para abrir uma licitação e vamos mostrar o case do que nós fizemos para o mercado", pontuou Sheila.

A prefeita tambéme expôs o que pensa sobre o pleito eleitoral para o Governo do Estado em outubro. Aliada de ACM Neto, ela rasgou elogios ao correligionário, fez aceno ao ex-ministro João Roma (PL) e criticas a Jerônimo Rodrigues (PT).

"Sem sombra de dúvidas, o mais preparado para assumir governo do estado é ACM Neto. Falo isso com muita tranquilidade não por eu ser aliada política dele, sermos do mesmo partido. É só verificar. Ele se preparou para isso a vida dele inteira. Foi o melor prefeito do Brasil. Tenho, inclusive, amizade com o ex-ministro João Roma, é uma pessoa muito querida, era do entorno político de Neto e o conheci nessa época. É uma pessoa muito séria, muito competente", disse.

"Não conheço o Jerônimo. Na verdade, eu ouço falar que é uma pessoa acessível, uma pessoa muito boa, mas o histórico que a gente tem dele é como secretário de Educação, e os números não mostram um bom resultado. Então, se eu analisar o secretário Jerônimo como foi, eu reprovo o nome para o Estado. Então, eu não tenho dúvida alguma que o melhor para a Bahia nesse momento é ACM Neto", finalizou.

*O repórter viajou para a cidade de Vitória da Conquista

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp