Salvador

Agentes de saúde de Salvador entregam ofício com reivindicações à Câmara de Vereadores

Divulgação
Geraldo Júnior (MDB), presidente da Casa legislativa, se comprometeu em enviar reivindicações à Prefeitura  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/05/2022, às 17h25   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), se reuniu nesta terça-feira (24) com representantes da Associação dos Agentes de Saúde da Bahia (AASA). Os dirigentes sindicais entregaram a ele um ofício com reivindicações à Prefeitura e o presidente do Legislativo afirmou que irá intermediar os pleitos junto ao município

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 120, promulgada pelo Congresso Nacional no último dia 5, estabeleceu o piso do salário-base dos agentes em dois salários-mínimos, atualmente R$ 2.424,00. Porém, de acordo com a associação, o salário-base inicial da categoria na Prefeitura é de R$ 877,07.

Leia também:

"A Prefeitura agora precisa cumprir o que é determinado pela Constituição. Ocorre que, para pagar os dois salários-mínimos, a gestão municipal quer tirar a gratificação dos agentes de saúde. Mas as outras categorias da saúde contam com gratificações e, além disso, a composição dos vencimentos dos agentes de saúde conta com repasse do Governo Federal à Prefeitura”, disse Ivando Antunes, presidente da AASA. Ainda de acordo com Antunes, a categoria não tem reajuste salarial há oito anos.

Segundo Geraldo Júnior a reivindicação dos agentes de saúde é justa. “Afinal, o piso de dois salários-mínimos é relativo ao salário-base. Esta conquista histórica obtida pela categoria em nível naconal, na minha opinião, precisa ser replicada em Salvador. Afinal, a abrangência é nacional”, declarou.

Em protesto, diversos agentes lotaram as galerias do plenário da Câmara Municipal da capital da Bahia no dia 10 de maio para reivindicar o novo piso salarial. Uma das manifestações também foi realizada na entrada da Estação da Lapa, deixando o trânsito lento na região.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp