Salvador

Frente fria que pode provocar deslizamentos de terra é esperada para próxima semana em Salvador

Vagner Souza/BNews
Expectativa é que frente fria comece na segunda (20); chuvas podem seguir até final da semana  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 14/12/2021, às 17h49   Nilson Marinho e Lara Curcino


FacebookTwitterWhatsApp

Uma frente fria é esperada para Salvador na próxima semana. O diretor da Defesa Civil da capital baiana (Codesal), Sosthenes Macedo, informou nesta terça-feira (14) que a cidade deve enfrentar dias de fortes chuvas a partir da segunda (20). Ao BNews, ele apontou que o fenômeno é preocupante e liga um sinal de alerta no órgão.

"A frente fria era esperada para o final de semana, mas no último estudo vimos que deve ter início na segunda. O que nos preocupa é a possibilidade de termos mais de um fenômeno meteorológico acontecendo ao mesmo tempo, mesclando as Zonas de Convergência do Atlântico Sul, o corredor de umidade, um possível sistema de baixa pressão. Então tem uma série de situações que podem ocorrer simultaneamente. Se a gente tiver uma pancada rápida, gera transtorno, mas não nos traz uma preocupação de risco de escorregamento de terra, que é o que nos assusta mais. Agora, se a gente tiver chuva por três, quatro dias, a chance de deslizamento é grande", explicou Sosthenes.

Segundo o diretor da Codesal, um planejamento prévio está em prática para contornar possíveis problemas ocasionados pela frente fria que se aproxima.

"Nós nos reunimos com as equipes da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e o secretário Luciano Sandes concordou em já colocar equipes fazendo serviços de prevenção. O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, também liberou uma equipe a mais para colocar mais lonas nas encostas. Nós compramos e cedemos o material, mas quem aplica é a Limpurb", detalhou.

Sosthenes também comentou sobre as chuvas de novembro e dezembro, que não costumam acontecer, mas que têm sido recorrentes em 2021. 

"Tivemos o novembro mais chuvoso dos últimos dez anos e dezembro já começou da mesma forma. A média histórica para todo o mês de dezembro é de 58 milímetros. Somente no Engenho Velho de Brotas já registramos 170,2 milímetros. Ou seja, quase três vezes a mais do que o esperado para o mês inteiro. Isso ainda sem contar o resto da cidade e o que vem pela frente na próxima semana", analisou. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp