Saúde

BNews Summer: Especialista dá 5 dicas de como proteger os olhos durante o verão

Ilustrativa / FreePik
Oftalmologista falou sobre perigos para os olhos durante o verão  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / FreePik
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 19/01/2024, às 05h30


FacebookTwitterWhatsApp

Com a chegada do verão, muitas pessoas aproveitam para tirar as suas férias, curtir a praia e passar dias de descontração com muito sol e descanso. Entretanto, é importante manter-se atento ao cuidado com os olhos e à radiação ultravioleta (UV) durante os dias ensolarados.

Em entrevista ao BNEWS, o médico oftalmologista Jorge Paulo Araújo de Oliveira, especializado em córnea, lentes de contato e cirurgia refrativa, separou algumas dicas para quem pretende aproveitar o verão sem prejudicar a visão. Confira:

1. Óculos escuros:

O profissional destaca a importância da utilização de óculos escuros ultravioletas durante os dias ensolarados, pois a radiação ultravioleta pode afetar diretamente a visão, podendo provocar alterações na visão central e danificar a córnea do olho.

2. Maquiagem:

No caso de quem utiliza maquiagem regularmente, Paulo indica produtos que possuam fator de proteção solar e destaca a importância do cuidado na hora de aplicar o produto, para evitar irritações nos olhos.

3. Acessórios:

O oftalmologista também indica a utilização de acessórios para a proteção do rosto e, consequentemente, dos olhos. Entre eles, cita bonés e viseiras como ideais para o cuidado com a visão.

4. Evite excessos:

Apesar da empolgação com as possibilidades que um bom dia ensolarado traz, o doutor informou que é importante ter cuidado com o excesso de exposição. É crucial pensar no local para onde está indo com a perspectiva de proteção, não permanecendo por muito tempo ao sol sem as proteções mencionadas acima.

"Todo esse excesso deve ser minimizado com o uso de proteção", destacou Paulo.

5. Colírios:

Para cuidar dos olhos no verão, o profissional indicou outro método para manter os olhos saudáveis durante as altas temperaturas e exposição aos raios UV, frisando a importância da utilização de colírios.

"Usar colírios lubrificantes com mais frequência, uma vez que o sol, o suor e algumas químicas como filtro solar e maquiagem vão causar algum tipo de irritação. Os lubrificantes oculares permitem uma lavagem dos olhos e uma recuperação mais rápida da superfície ocular, evitando a necessidade de usar medicamentos nos olhos", explicou Paulo.

Atenção aos perigos:

Para finalizar, Paulo Araújo comentou sobre os principais perigos para os olhos durante o verão, quando não são tomadas as medidas de proteção. "Pode causar uma irritação no seu olho, e uma irritação constante progressiva pode ser a porta de entrada para uma infecção viral ou bacteriana", iniciou o profissional.

"Existe uma proteção natural para os olhos, mas quando ficamos agredindo essa superfície, aumentando a sua inflamação, acabamos deixando essa defesa natural diminuída. Permitindo, então, que uma infecção se estabeleça. Essa infecção pode ser uma simples conjuntivite, e o excesso de sol pode causar queimaduras oculares, e a exposição crônica aumenta as chances de ter catarata ou problemas de retina por exposição solar exagerada", finalizou.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp