Saúde

BNews Summer: confira 10 dicas de como se proteger do sol e calor durante o Verão

Unsplash
Se proteger do calor durante este Verão vai ser fundamental devido às altas temperaturas  |   Bnews - Divulgação Unsplash
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 08/12/2023, às 05h30 - Atualizado às 06h11


FacebookTwitterWhatsApp

Em um estudo realizado por cientistas do observatório europeu Copernicus, foi destacado que 2023 deve terminar como o mais quente em 125 mil anos. Ou seja, o próximo Verão promete entregar muito calor e provocar cansaço.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Sabendo das atuais estatísticas, o BNews Summer reuniu três especialistas da área de saúde para listar 10 tipos de cuidados necessários para a estação mais quente do ano. Para direcionar as orientações, entrevistamos a dermatologista Fabiola Viterbo, o nutricionista Victor Bahia e o oftalmologista Breno Leão.

CUIDADOS COM A PELE

Para iniciar a nossa lista, é importante falar de uns assuntos mais mencionados entre os especialistas durante o Verão: o cuidado com a pele. A dermatologista entrevistada pela reportagem esclareceu algumas dúvidas acerca do assunto.

1- Uso do protetor solar

"Como nós moramos numa cidade onde o sol é constante de janeiro a janeiro, os cuidados que a gente adota no verão devem ser apenas intensificados. Mas devem ser hábitos que nós devemos ter o ano inteiro de janeiro a janeiro também", inicia.

"Esses hábitos devem ser adquiridos na infância. Eu costumo comparar o uso do protetor solar ao uso da pasta de dente para a higiene dentária. Então uma coisa que a gente deve aprender desde a idade bem jovem, desde criança, é usar o protetor solar diariamente. Isso deve ser feito no dia a dia pelo menos duas vezes ao dia. Então eu costumo dizer que amanhã, após a higiene dentária, a pessoa deve passar o protetor solar antes de sair de casa. E o mesmo hábito deve se repetir ao menos à tarde após o almoço, a pessoa almoçou, fez a higiene dentária, usa o protetor solar", prosseguiu.

2- Uso de substâncias antioxidantes 

A médica pontuou sobre o uso de substâncias como: betacaroteno, licopeno e luteína, que nos ajudam a proteger a pele e nossos olhos também. "Você vai encontrar isso em vegetais, aqueles de cores avermelhadas e cores desarranjadas, como a cenoura, a melancia, o tomate, a luteína, por exemplo, é muito rica na gema de ovo. Você pode ter isso também na forma de um suplemento alimentar, então eu costumo usar esses suplementos para meus pacientes durante o verão, eu peço para ele tomar uma cápsula por dia, mas você pode obter isso da dieta também, então o consumo da cenoura na forma de sucos, ou mesmo numa salada, a melancia, uma dieta rica nesses nutrientes vai ajudar a proteger do sol".

3- Proteção corporal

Fabiola ressaltou a utilização de camisas UVs. À reportagem, Fabiola Viterbo sinalizou o quão são úteis as proteções físicas como, chapéu, boné, viseira, óculos escuros, além das vestes, principalmente para quem pratica esportes.

"Hoje você tem materiais, fibras sintéticas, onde você consegue ter essa proteção ultravioleta, que é adicionada a essa fibra, e isso ajuda muito. Então, pessoas que praticam corrida, pessoas que praticam esportes marítimos, todas elas precisam dessa proteção adicional. E, sem dúvida, ela é bem-vinda e é eficiente. Então, a gente recomenda o uso disso para pessoas que praticam esporte, ou que vão fazer caminhada a longo prazo em exposição solar", afirmou.

4- Hidratação corporal

A médica também destacou a importância da hidratação corporal pós banho e aconselha: "Tenha sempre um bom hidratante". Outro ponto indicado pela médica foi o cuidado com os componentes e textura do produto.

"Algumas pessoas usam algumas fórmulas que tem perfume, mas pôr do poder de hidratação. Então, assim, o ideal é que seu hidratante seja recomendado para o seu tipo de pele. Uma coisa que se adeque bem à sua rotina. Um mais fluido, um mais denso. Vai depender da necessidade individual da sua pele", disse. 

5- Evitar banho quente

Por fim, ela falou sobre o banho quente, que é amado por muitas pessoas, independentemente do clima, também não é aconselhado pelos especialistas. "Ele tem ação adstringente, ele remove esse manto que o nosso organismo está produzindo, a nossa pele, né? Está ali produzindo para a nossa proteção. E veja, vendo que moramos num lugar quente, onde muitas vezes a gente recorre ao uso de ar-condicionado, não faz sentido termos o hábito de tomar banhos quentes. No máximo, um banhozinho morno, né? Bem morninho mesmo, mas o ideal é o banho frio", esclareceu.

NUTRIÇÃO E CUIDADOS DURANTE A ALTA ESTAÇÃO

O nutricionista Victor Bahia deu 4 dicas sobre como se manter mais saudável durante o verão. Ao responder as perguntas da reportagem, o especialista compartilhou orientações sobre hidratação e alimentação nesse período.

1- Consumo de água

Para iniciar,, o "nutri" pontuou a importância de aumentar o consumo de água, por causa do calor, " principalmente para pessoas que trabalham ao ar livre e praticam atividade física, onde a perda de líquido corporal é ainda maior".

Em um estudo da Organização Mundial da Saúde, o cálculo de quanto de água devemos beber todos os dias mostra ser mais simples do que parece. São 35 ml diários para cada quilo que temos. Ou seja, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml e descobrir que a recomendação é de 2,1 litros por dia. 

2- Evitar o álcool 

O nutricionista mandou um recado para os amantes de uma cervejinha durante o calourão: "Sabemos que o álcool é uma bebida que desidrata muito o corpo e é prudente o indivíduo a cada copo de álcool beber um copo de água. Dessa forma vai impedir uma desidratação e prevenir no dia seguinte também uma ressaca", orientou.


3- Alimentação 

Sua terceira dica foi sobre a alimentação nessa estação, Victor Bahia indicou frutas e verduras que contribuem para uma boa hidratação do corpo: "Melancia, morango, pêssego, framboesas, abacaxi, pepino, abobrinha e tomate são alguns deles".

4 - Se atentar a alguns sintomas

Em quarto lugar, o profisisonal de saúde destacou quais são os sintomas que podem indicar problemas relacionados ao calor: "Mal-estar, fraqueza, sonolência; irritabilidade, dificuldade de atenção; sensação de fome quando na verdade é sede e dor de cabeça principalmente pela manhã".

CUIDADOS COM A VISÃO

Para encerrar nossas orientações, o oftalmologista Breno Leão também passou seu conhecimento sobre cuidar dos olhos durante o período mais quente na Bahia. "O calor afeta o corpo humano de forma sistêmica e os olhos por consequência também são afetados. A principal queixa nesse período de aumento de temperaturas e exposição solar é o ressecamento ocular cujos sintomas estão associados a coceira, sensação de areia e ardor ocular", começou.

"Uma [queixa] muito comum ocorre com o aumento de aparecimento de calázios [ou hordéolos] decorrente da sudorese excessiva e oleosidade da pele.  Vale lembrar que nesse período há uma maior incidência de conjuntivites decorrente de banhos em água de rios, mar e piscinas contaminadas, além da conjuntivite química pela presença de cloro e outros produtos abrasivos para a conjuntiva ocular", ressaltou.

Outro ponto sinalizado pelo especialista foi sobre a exposição solar no rosto. De acordo com ele, isso pode causar queimaduras de 1º e 2º grau, afetando inclusive as pálpebras e córneas, causando ceratite.

1- Uso de óculos

Sobre o uso de óculos escuros, o especialista pontua: "Caso a lente não possua filtro contra a radiação ultravioleta, acaba sendo mais nocivo o uso dos óculos, pois há proteção somente à luminosidade solar, mas sem proteger da radiação solar que é a parte nociva da exposição ao sol. Portanto, devemos evitar o uso de óculos sem proteção ultravioleta UV-A, UV-B e UV-C".

2- Precauções

O médico ainda sinaliza quais são as melhores formas de cuidar da visão durante a rotina: A primeira e mais importante precaução nesses períodos de calor é a hidratação com consumo de água e líquidos como sucos, água de coco, isotônicos, devendo evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pois estas levam à desidratação".

"Devemos optar pelo uso de óculos de proteção solar com filtro ultravioleta e até mesmo as lentes do tipo polarizadas que filtram mais ainda a luz além da radiação solar. O uso de protetores solar no caso da face, optando pelo tipo gel ao invés de loção para evitar oleosidade excessiva periocular além de chapéus e bonés" pontuou.

Mesmo diante das orientações médicas acima relatadas, é importante ressaltar que um especialista deve ser procurado caso sintomas atípicos apareçam.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp