Saúde

Bolsonaro vai assinar MP que libera vacinação privada contra Covid-19

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Presidente Jair Bolsonaro (PL) vai assinar a Medida Provisória (MP) que libera a vacina contra a Covid-19 na rede privada  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Publicado em 09/06/2022, às 09h06   Redação / BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vai assinar a Medida Provisória (MP) que libera a vacina contra a Covid-19 na rede privada. A MP visa garantir a comercialização de imunizantes nas clínicas particulares. A ação ainda permite que empresas possa adquirir doses de vacina para a aplicação em funcionários. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (9) pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo.

A assinatura da portaria que decretou o fim da emergência em saúde pública da Covid-19, feita por Marcelo Queiroga em abril deste ano, abriu caminho para a elaboração da medida que permite a comercialização dos imunizantes no setor privado, algo que atualmente não é permitido por força de Lei (14.125/2021).

De acordo com a lei mencionada, que vigora desde março deste ano e irá cair após a assinatura da nova MP por Bolsonaro, 50% das doses adquiridas pelo setor privado precisam ser doadas aos SUS, para a vacinação de grupos considerados prioritários. E o uso comercial é proibido.

Leia Mais:

Com caso confirmado no Brasil, varíola dos macacos tem baixa letalidade; veja o que se sabe sobre a doença

Pesquisa aponta que 40% das mulheres que abortam legalmente precisam sair de suas cidades para realizar procedimento

Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Brasil

 A lei tem origem em proposta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), aprovada pela Câmara dos Deputados. O relator foi o deputado Igor Timo (Pode-MG).

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp