Saúde

Especialista alerta sobre os cuidados com a pele no verão durante a pandemia

Arquivo: Vagner Souza / BNews
Esteticista dá dicas para evitar oleosidade excessiva  |   Bnews - Divulgação Arquivo: Vagner Souza / BNews

Publicado em 03/12/2021, às 11h54 - Atualizado às 12h14   Brenda Viana


FacebookTwitterWhatsApp

Verão chegando, praias lotadas, calor excessivo e muito sol na pele. Apesar da estação mais esperada chegar no dia 21 de dezembro, trazendo mais leveza para Salvador, depois de várias semanas de chuva, os cuidados com a pele devem ser tomados o ano todo, principalmente por conta dos raios UV. 

Salvador registra 51 novos casos de Covid-19 e mais uma morte pela doença em 24 horas
Ômicron: Variante é identificada em 23 países

A esteticista e cosmetóloga Caroline Santos explica que, mesmo com a pandemia e o uso excessivo da máscara de proteção contra a Covid-19, os cuidados são essenciais todos os dias, mesmo quando está nublado ou no clima chuvoso.

São Paulo mantém exigência do uso de máscaras em ambientes abertos
Brasil terá mais de 185 mil casos de câncer de pele em 2020; 8 mil deles na Bahia

“O uso de máscara não descarta o uso de protetor solar. Independente do material da máscara, os raios uv penetram e chegam a nossa pele. Devemos fazer uso de um sabonete adequado para seu tipo de pele e um protetor solar que é de extrema importância”, explica ao BNews.

Vagner Souza / BNews

E a máscara, durante o verão ou em outra estação com temperaturas elevadas, aumenta a quantidade de óleo na pele, acarretando no aparecimento de acnes, manchas e cravos, piorando, também, com a falta de cuidados. Para especialista, a indicação é que as pessoas redobrem a atenção, sem descartar o protetor solar no período noturno. 

Vídeo: Recepcionista recebe tapa de enfermeiro por estar com máscara no queixo em hospital de Itaberaba
Câncer de pele: Bahia tem redução de 63% nos diagnósticos durante pandemia da Covid-19

“É importante aumentar o consumo de água, evitar gorduras e doces, uso de protetor solar, sabonete adequado para seu tipo e, se possível, a troca da máscara durante o dia. Evitar usar a proteção por muito tempo, caso esteja suada demais”. 

Já o horário certo para receber a vitamina D, a cosmetóloga é enfática ao falar que o ideal “é que seja antes das 10 ou após as 16hrs. São os horários que os raios UVB são em menor quantidade, já quero UVB que é o principal causador de queimaduras”, comenta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp